Apocalipse (Revelação) traz uma representação da mensagem do dia da Expiação:
“20 Vi um mensageiro (anjo) descer do céu com a chave do abismo e uma grande corrente na mão.
2 Ele pegou o Dragão, a serpente original, que é o mentiroso (Diabo) e adversário (Satanás), e o prendeu por mil anos.
3 E o lançou no abismo, fechou o abismo e o selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos tivessem terminado.
Depois disso ele terá de ser solto por um pouco.” Apocalipse 20:1-3
A prisão de Satanás é semelhante ao momento vivido pelo Bode Emissário.
O Bode Emissário fica no deserto, em solidão, logo, durante mil anos, Satanás ficará isolado, sem poder assediar nenhum ser humano. (Por isso, para os seres humanos, é como se ele estivesse preso)
Enquanto o bode emissário está isolado/preso no deserto, os remidos reinam com o Messias:
“4 Vi tronos, e aos sentados neles foi dada autoridade para julgar.
Sim, vi os vivos que foram executados por causa do testemunho que deram de Yeshua e por terem falado a respeito de Deus, vi aqueles que não tinham adorado a fera nem a imagem dela e não tinham recebido a marca na testa e na mão. Eles voltaram a viver e reinaram com o Ungido (Mashiach – Cristo – Messias) por mil anos.
5 (Os outros mortos não voltaram a viver até os mil anos terem terminado.)
Essa é a primeira ressurreição.
6 Feliz e separado é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre eles a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Ungido (Messias – Mashiach – Cristo), e reinarão com ele durante os mil anos.” Apocalipse 20:4-6
Repare que os remidos estão com Yeshua e os que não tem parte com o Cristo, continuam mortos, por isso Satanás não tem como atentá-los.
Após os 1000 anos, Yeshua vem para a Terra estabelecer o seu reino e realiza a 2ª ressurreição.
Com os novos ressuscitados, Satanás (Shatan) tenta os enganar novamente, (é solto) – ele convoca todos para uma grande guerra contra Yeshua – perde, é condenado a morte junto com todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida.
“7 Assim que os mil anos tiverem terminado, Satanás será solto da sua prisão, 8 e ele sairá para enganar as nações nos quatro cantos da terra — Gogue e Magogue — a fim de reuni-las para a guerra.
O número delas é como a areia do mar.
9 E avançaram sobre toda a terra e cercaram o acampamento dos separados e a cidade amada. Mas desceu fogo do céu e as consumiu.
10 E o Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde já estavam tanto a fera como o falso profeta.
Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
11 Vi então um grande trono branco e Aquele que estava sentado nele. De diante dele fugiam a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 Vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e rolos foram abertos. Mas outro rolo foi aberto: era o rolo da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações. 13 O mar entregou os mortos nele, e a morte e a Sepultura entregaram os mortos nelas; e estes foram julgados individualmente segundo as suas ações. 14 A morte e a Sepultura foram lançadas no lago de fogo. O lago de fogo representa a segunda morte. 15 Além disso, quem não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20:1-15
Após a segunda ressurreição, Satanás reúne os não remidos e os convence a guerrear contra a cidade separada, Yerushalaim, e quando eles se preparam para a guerra, haverá o julgamento final com a condenação dos que não se arrependerem.