E então, após a fala de Shimeon, o qual Yeshua chamou de Kefa, os gregos de Petrus e nós conhecemos por Pedro, e do testemunho claro de Paulo e Barnabé, Yaakov, irmão de Yeshua, aquele que algumas versões trocam seu nome por Tiago, o qual era rabino que era líder da comunidade dá seu parecer:
“Depois que (Paulo e Barnabé) pararam de falar, Yaakov tomou a palavra:
“Homens, irmãos, ouçam-me.
Shimeon relatou em detalhes como Deus, pela primeira vez, voltou sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para seu nome. E com isso concordam as palavras dos profetas, como está escrito:
‘Depois disso, voltarei e levantarei novamente a tenda de David, que está caída, eu reconstruirei as suas ruínas e a restaurarei, a fim de que o restante dos homens busque diligentemente a Yhwh junto com as pessoas de todas as nações;
Pessoas que são chamadas pelo meu nome, Yhwh, aquele que faz as coisas conhecidas desde a antiguidade.
Por isso, minha decisão é não causar dificuldades a essas pessoas das nações que estão se convertendo a Deus, mas lhes escrever para que se abstenham de coisas contaminadas por ídolos, de fornicação, de carne sufocada e sangue.
E desde os tempos antigos, Moshe tem os que pregam em cada cidade e ele é lido em voz alta nas sinagogas todo shabat.” Atos 15:13-21
A fala de Yaakov é a mais clara possível, se anteriormente ficou claro que a pauta do debate não era alimentos e sim a circuncisão, em seu parecer final, ele enfatiza a necessidade e se privar da fornicação, ou seja, a atividade sexual desprovida de compromisso através do casamento, e de alimentos impróprios, citando a carne sufocada, aquele sangue coagulado que fica na carne que comemos, o sangue, presente em alimentos cárneos mal cozidos.
Ora, alguém lendo tais palavras pode indagar: “Estão vendo, ele enfatiza a carne sacrificada, a carne sufocada, o sangue, mas ignora os alimentos imundos, desta forma, podemos comer de todas as coisas proibidas anteriormente, correto?” Errado! Yaakov cita a fornicação porque entre os povos helênicos, assim como em nossos dias era muito comum a prática sexual sem compromisso, enquanto entre o povo de Deus, toda mulher possuída por um fiel deveria ser tomada por ele como esposa ou concubina, já a respeito dos animais imundos, é muito simples compreendermos porque Yaakov não os cita. Ele não os cita porque tal pauta nunca fora tema de debate entre fiéis a Yhwh até aqueles dias.
Yaakov ainda é pontual com respeito a Lei de Deus, a Torah, a qual jamais deveria ter sido ignorada por qualquer professo seguidor de Yeshua, ele diz claramente:
“Desde os tempos antigos, Moshe tem os que pregam em cada cidade e ele é lido em voz alta nas sinagogas todo shabat.”
Ora, a decisão de Yaakov de não enfatizar a Torah, a Lei de Deus, a qual ele chama de Moshe, por estar se referindo aos escritos de Moshe, se dá por um único motivo: Os gentios e fiéis a Yhwh entre as nações conheciam Yhwh através do ensino dos judeus fariseus que estudavam, debatiam e ensinavam os escritos de Moshe em todo shabat nas sinagogas.
Por tanto, naqueles dias não se fazia necessário enfatizar o estudo de algo que já conheciam, talvez em nossos dias e em nossa sociedade seja necessário os discípulos de Yeshua mudarem sua conduta, mas não era o caso daqueles fiéis, naqueles dias.