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17. A eternidade das shabatot

Como vimos, as shabatot de Yhwh foram estabelecidas na criação, guardadas por todos os fiéis, ressaltadas como mandamento na Torá nos dias de Moshe, enfatizadas pelos profetas, observadas por Yeshua HaMashiach (O ungido) e seus discípulos, mesmo após sua morte e ressurreição. Mas será que os shabatot serão guardados na eternidade? O capítulo anterior, sobre Sukkot, deu indícios disso, mas será Zecharyah o único a citar a guarda dos shabatot na eternidade? As Escrituras revelam que, nos novos céus e na nova terra, as shabatot semanais e anuais continuarão como tempos kadosh (separados) de adoração a Yhwh, refletindo sua criação, redenção e reinado eterno. 

Evidências bíblicas da guarda dos shabatot na eternidade. 

As Escrituras proféticas apontam claramente para a observância dos shabatot semanais e anuais no Reino eterno de Yhwh.  

Yeshayahu 66:22-23 declara:  

“´Pois, assim como os novos céus e a nova terra que eu faço permanecerão diante de mim’, diz Yhwh, ‘assim também permanecerão a descendência e o nome de vocês. E, de lua nova a lua nova e de shabat a shabat, todos os humanos virão para se curvar diante de mim’, diz Yhwh.”  

Esta passagem estabelece que, na eternidade, as shabatot e as luas novas serão tempos regulares de adoração, unindo toda a humanidade em reverência a Yhwh. 

Os shabatot anuais também terão lugar no reino. Zecharyah 14:16-19 profetiza: “Todos os que restarem de todas as nações que vierem contra Yerushalayim subirão ano após ano para se curvar diante do Rei, Yhwh dos Exércitos, e para celebrar a Festa de Sukkot.”  

Sukkot, com suas shabatot no 1º e 8º dias de Etanim (Capítulo 16), será celebrada universalmente, e a habitação das cabanas, não mais restrita aos nativos de Yisrael, mas estendida a todas as nações. Esta promessa sublinha a relevância eterna das shabatot anuais. 

Yeshua HaMashiach confirmou a perpetuidade do Pessach em Lukas 22:15-16: “Ele lhes disse: ‘Desejei ardentemente comer esta Pessach com vocês antes de sofrer. Pois eu lhes digo que não o comerei de novo até que se cumpra no Reino de Yhwh.’”  

Yeshua promete celebrar a Pessach, no 14º dia de Aviv (1º mês) (Capítulo 11), com seus discípulos no reino, indicando que esta festa anual continuará na eternidade, como um memorial da redenção pelo seu sacrifício. A conexão com o “vinho novo” no Reino (Matityahu 26:29) reforça essa celebração eterna. 

Hitgalut (Apocalipse/Revelação) 21:3, ao descrever a nova Yerushalayim (Yhwh Shamah), ecoa o simbolismo de Sukkot: “Eis o Mishkan (Cabanas/Tabernáculos) de Yhwh com os homens; ele habitará com eles, e eles serão Seu povo.”  

A habitação de Yhwh entre os kadosh, prefigurada em Sukkot (Capítulo 16), sugere que as shabatot anuais terão um papel na adoração eterna, celebrando a comunhão com Yhwh. 

As shabatot eternas. 

As shabatot, tanto semanais quanto anuais, são mandamentos perpétuos que refletem a soberania de Yhwh sobre o tempo. A shabat semanal, instituída em Bereshit 2:2-3 (Capítulo 1), marca o descanso de Yhwh.  

As shabatot anuais — Pessach e Chag HaMatzot (Capítulo 11), Shavuot (Capítulo 13), Yom Teruah (Capítulo 15), Yom Kippur (Capítulo 14) e Sukkot (Capítulo 16) — proclamam a redenção, o julgamento e o reinado de Yhwh. Na eternidade, essas shabatot continuarão a servir como memoriais dos feitos de Yhwh, unindo os remidos em adoração. 

A guarda dos shabatot na eternidade aponta para a restauração do plano original de Yhwh. Yeshayahu 66:22-23 promete novos céus e nova terra, onde a humanidade viverá em harmonia com Yhwh, livre do erro. Os shabatot serão o ritmo da adoração, conectando a criação (Bereshit 2:2-3) ao Reino eterno. 

Um chamado à guarda dos shabatot hoje. 

Se a shabat foi guardada no Éden (Bereshit 2:2-3), enfatizada no coração da Torá nos dias de Moshe, observada por Yeshua e Seus discípulos, mesmo após Sua morte e ressurreição, e profetizada para ser celebrada na eternidade, qual seria a justificativa para não guardá-la atualmente? As shabatot de Yhwh não são meras tradições, mas mandamentos separados (kadosh) que conectam o passado, o presente e o futuro do plano redentor de Yhwh. Guardá-las hoje é um ato de obediência, fidelidade e antecipação do reino, quando todos os povos se curvarão perante Yhwh de shabat a shabat. Que possamos abraçar este chamado com fervor, vivendo como kadosh e proclamando a eternidade da shabat!

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Lukas Dutra

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O artigo “I História da Humanidade: A Origem da Vida na Terra” é um relato mosaico-cristão inspirado nas Escrituras Sagradas,...

Sobre

Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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