Yohanan, o amigo amado de Yeshua, muito provavelmente o último dos 12 enviados (Apóstolos) que conviveram com Yeshua, vivos na época em que a revelação foi dada a humanidade.
Talvez por isso, ele fora o escolhido para ver e escrever tal revelação.
Yohanan, em seu primeiro livro, (conhecido como o Evangelho de João), cujo nome real em português deveria ser “A boa notícia segundo Yohahan, descreve Yeshua como o salvador não só do homem judeu, mas de todos os filhos de Adam que em fidelidade são anexados a Israel.
Além do seu “Evangelho”, Yohanan escreve pelo menos outras três cartas que foram selecionadas pela Igreja Católica para compor o cânon Bíblico, intituladas I João, II João e III João e estas cartas podem servir de objeto de estudo futuro, pois neste momento, nos reservaremos a examinar o quinto livro de Yohanan: “Revelação” (Apocalipse).
Mas quem era realmente Yohanan?
Yohanan era irmão Yaakov, cujas tradições latinizadas chamam de Tiago. Eles eram filhos de Zebadiah, a quem nossas versões romanizadas chamam de Zebedeu.
Certa vez, a mãe de Yohanan e Yaakov (João e Tiago) pede para Yeshua, se quando este estivesse em seu reino, poderia escolher a ambos para se assentarem a direita e esquerda com ele.
Yeshua responde que esta decisão não caberia a ele, mas a seu Pai (Yhwh, o verdadeiro Deus), mas quem quisesse tal honra, deveria provar do mesmo dessabor do sacrifício que ele experimentava.
Nos dias de Herodes Agripa, Yaakov foi o primeiro dos 11 a ser condenado a morte para alegrar as lideranças religiosas da região, que já naquele tempo, usavam o nome de Deus para perseguir politicamente quem deles divergia.
Yohanan, por sua vez, também fora condenado a morte nos dias de Domiciano, mas Yhwh não lhe permitiu morrer. Mergulhado em um caldeirão cheio de óleo, Yohanan foi protegido por Deus tal qual outrora Daniel e seus amigos foram no passado.
Este fato levou Yohanan a Patmos, porém muito antes dele ali estar, quando caminhava com Yeshua, ele e seus irmão foram chamados “Bonim raam”, ou em grego: “Boanergs”, que em português significa filhos do Trovão.
Tal adjetivo fora outorgado por Yeshua pelo fato dos dois serem impetuosos e pouco piedosos. Ao ver Yeshua rejeitado, queriam eles, queimar uma vila inteira.
Porém já no final de sua estada com Yeshua, Yohanan é chamado de mensageiro do amor. Se no passado, o amor lhe faltava, no final da estada de Yeshua, ele já havia mudado de tal forma que havia ganhando um novo nome.
Este é o Yohanan que foi escolhido para nos trazer tal mensagem da revelação do que haveria de ocorrer após aqueles dias.