O Shavuot, conhecido como a Festa das Semanas ou Pentecostes, é uma celebração bíblica que ocorre anualmente no 6º dia do 3º mês do ano, anunciado por Deus, segundo a Bíblia.
A festividade marca a entrega da Lei por Yhwh ao povo de Israel, onde o Criador, do céu, ditou o que conhecemos como “Os Dez Mandamentos”.
Cerca de 600 mil homens adultos, o que equivale a uma estimativa de 2 milhões de pessoas, testemunharam o Criador do Universo proclamando suas palavras.
De acordo com as Escrituras Bíblicas, encontradas no livro de Êxodo, desde então, Deus ordenou que seu povo, a cada 50 dias após a Pessach (Páscoa), parasse para celebrar o Shavuot, que os gregos chamaram de Pentecostes, em referência à semana de semanas.
Os primeiros cristãos também celebravam essa festividade, e após a morte e ressurreição de Yeshua, receberam o pleno poder pleno de seu Espírito durante o Shavuot.
O apóstolo Paulo, em Atos 20, demonstra seu esforço em celebrar esta festa com os irmãos fiéis em Jerusalém.
Portanto, o Shavuot é uma celebração significativa que atravessa tanto a tradição judaica quanto a cristã, relembrando o momento crucial em que os mandamentos divinos foram entregues ao povo de Israel.
A festa também é conhecida como festa do fermento, uma vez era costume celebra-la, comendo comidas fermentadas e bebendo bebidas alcoolicas.
Em respeito as festividades de Shavuot, o Líder News não será atualizado durante este período