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6. O shabat foi guardado pelos seguidores de Yeshua após sua morte e ressureição?

É maravilhoso quando fazemos uma pergunta e percebemos que ela pode ser respondida de forma direta pela própria Bíblia:

“14  No entanto, eles seguiram viagem partindo de Perge e chegaram a Antioquia, na Pisídia. Entraram então na sinagoga no dia de shabat e se sentaram. 

15  Depois da leitura pública da Lei e dos Profetas, os presidentes da sinagoga mandaram lhes dizer:

“Homens, irmãos, se tiverem alguma palavra de encorajamento para o povo, falem. 

16  Assim, Paulo se levantou, fez sinal com a mão e disse:

“Homens, israelitas e todos os outros que temem a Deus, escutem!” Atos 13:14-16

Aqui, Paulo segue o costume dos judeus de fora de Yerushalaim de se reunirem às 9h da manhã todo shabat. Ele não só guardava o shabat, quanto participava de reuniões e ensinava no shabat.

Isso era um hábito comum de Paulo, como podemos ver nos versículos 42 e 44 no mesmo capitulo:

“Quando eles estavam saindo, as pessoas lhes suplicaram que falassem desses assuntos no shabat seguinte. 

43  Depois de acabar a reunião da sinagoga, muitos judeus e prosélitos que adoravam a Deus seguiram Paulo e Barnabé, que, ao falar com eles, os exortavam a permanecer na bondade imerecida de Deus.

44  No shabat seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Yhwh.”

Mas há aqueles que dizem: “Paulo ia a sinagoga para pregar Yeshua como o Ungido (Cristo em grego), ele não guardava o shabat.” Será?

Vamos ver o que as Escrituras registram:

“11  Assim, embarcamos em Trôade e fomos diretamente para a Samotrácia, mas, no dia seguinte, fomos para Neápolis; 12  dali fomos para Filipos, colônia romana e cidade principal da região da Macedônia. Ficamos nessa cidade por alguns dias. 

13  No dia de shabat, saímos pelo portão da cidade e fomos para junto de um rio, pois pensávamos que ali havia um lugar de oração. Então nos sentamos e começamos a falar com as mulheres que haviam se reunido ali.” Atos 16:11-13

Em Filipos não existia sinagoga e a atitude de Paulo foi ir para um lugar isolado para repousar e orar.

Ou seja, mesmo quando Paulo não estava em um lugar em que havia sinagoga para ele congregar, ele continuava a guardar o shabat.

Na revelação a Yohanan (o Apocalipse a João) último livro do canon Bíblico, escrito por volta do final do Século I do calendário católico, Yohanan (João) afirma não só que havia um dia de Adonai, como o livro da Revelação (Apocalipse) foi escrito neste dia:

“10  Por inspiração estive no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma voz forte, semelhante ao som de uma trombeta” Apocalipse 1:10


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Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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