Quando observamos tudo que Yohanan viveu em seus dias, sua prisão, indagamos, como uma comunidade deste tempo pode ser classificada como uma comunidade que abandonou o primeiro amor?
É óbvio que a classificação profética inclui o comportamento da maioria daqueles que declaravam ser fiéis a Yeshua e não todos. Deste momento, analisando de forma adequada as comunidades cristãs desta época, observaremos que eles haviam recebido a mensagem de que Yeshua logo voltaria, mas o tempo passava e as coisas ficavam mais difíceis, porém Yeshua não havia voltado para os levar ao seu reino.
A promessa de bem-estar não cumprida imediatamente tornava a maioria dos crentes na unção de Yeshua, homens não tão apaixonados, e por conseguinte, não tão fiéis, por isso, Yeshua os repreendeu.
Os seguidores de Yeshua dos dias de Yohanan buscavam ser fiéis em tudo que conheceram, porém, não tinham mais a mesma alegria e prazer que tiveram quando conheceram a respeito de Yeshua. Essa advertência também serve para nós! Será que quando nossas expectativas são frustradas, não deixamos de certa maneira de ficarmos apaixonados pela mensagem que um dia nos deu a esperança de sermos cidadãos do reino de Yeshua? A todos que perderam sua paixão, Yeshua adverte para se arrependerem, pois caso não observem essa ausência de amor, poderão perder o poder do Espírito de Deus.
Não muitos anos após mensagem de Yeshua através das cartas escritas por Yohanan, os milagres, prodígios, curas, se tornaram escassos. Yeshua cumpriu a promessa de retirar o seu candelabro da comunidade, pois esta não quis se arrepender!