A morte de Metushalach marca um ponto significativo na narrativa bíblica, pois ele foi uma das figuras mais longevas da história, vivendo por incríveis 969 anos. Sua morte, no ano do dilúvio, apenas cinco anos após ter auxiliado seu neto Noach na construção da arca, é um evento que merece ser estudado e compreendido.
Metushalach foi uma figura importante na história da humanidade, especialmente por sua longevidade e por seu papel na construção da arca. Sua morte no ano 1657 da vida humana na Terra, conforme a contagem sugerida pelo livro de Bereshit, o livro do Princípio, o qual conhecemos como Gênesis, escrito por Moshe, é um marco que pontua o último dos justos a morrer antes do dilúvio.
Essa contagem só é possível porque Moshe pontuou o ano de nascimento de cada antepassado masculino nosso dos tempos pré-diluvianos.
Assim, a morte de Metushalach não é apenas um evento isolado na história, mas sim um símbolo da passagem do tempo, indicando a proximidade do dilúvio, pois Metushalach morreu nos primeiros dias do ano e no segundo mês ocorreria o grande dilúvio de águas.