Nos tempos pós modernos, sempre que algo ruim ocorre, alguém pergunta: “Onde estava Deus quando tal mal nos atingiu?” Não poucas pessoas olham para o céu diariamente e se perguntam na sua humildade: “Se o Deus que os fiéis servem é verdadeiro e tão poderoso quanto eles dizem, pode ele se preocupar conosco?”
As escrituras sagradas respondem ambas as perguntas categoricamente! Antes e até mesmo durante a queda de Yerushalaim diante do Império Babilônico, os profetas foram orientados por Deus a advertir todo o povo sobre o mal que haveria de vir e por vezes, chegou Deus a adiar a vinda do mau, isso normalmente ocorre antes da queda de cada sociedade, fato que é mencionado no Livro de Yonah (Jonas).
Quanto a queda de Israel, Yirmiahu (Jeremias), Yeshayahu (Isaías) e tantos outros profetas alertaram que o mal só chegaria porque aquele povo tão abençoado, separado e escolhido, rejeitou a Deus.
“Mas como assim, rejeitou a Deus?” Sim, o povo de Israel por não poucas vezes rejeitou os mandamentos e o testemunho de Deus, pois tendo conhecimento sobre o shabat, não o guardaram, tendo conhecimento sobre a lei, a desprezaram e sendo advertidos pelos profetas, os mataram.
É por isso que o mal atinge a humanidade até os dias de hoje, pois assim como o Israel do período da ascensão do Império Neobabilônico e dos dias do Império Romano, nos dias atuais, a humanidade continua a rejeitar toda orientação de Deus, e muitas vezes o faz, a semelhança de Israel, desprezando sua lei e seus mandamentos, ignorando o que disseram seus profetas, e ainda presumindo que o simples fato se serem religiosos os manterá livres da justiça divina.
Assim como Israel se gloriou em ser descendente de Avraham, mas desprezou as atitudes de seu ancestral, muitos religiosos hoje, se gloriam em serem judeus, muçulmanos ou cristãos, mas desprezam a Lei e o Testemunho, ignorando o que disseram os profetas:
“A Lei e o testemunho, se eles não falarem desta maneira, jamais verão o amanhecer” Yeshaiahu (Isaías) 8:20
“Aqui está a perseverança dos separados, aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis ao testemunho de Yeshua”. Revelação (Apocalipse) 14:12.
“E irou-se o dragão e foi fazer guerra contra a sua descendência, os que guardam os mandamentos e são fiéis ao testemunho de Yeshua”. Revelação (Apocalipse) 12:17.
E se alguém perguntar o que esse tal testemunho de Yeshua: “O espírito de profecia é o testemunho de Yeshua”. Revelação (Apocalipse) 19:10.
Se há aqueles que desprezam a lei de Deus e por isso, certamente se encontram no erro, necessitando se converterem ao Criador, voltando ou começando a trilhar o caminho de Yeshua, há muitos, e realmente em número muito maior, que provocam a ira do Criador por não conhecerem as Escrituras.
Estes, que são maioria, não desprezam a lei, mas a ignoram porque não a conhecem, pois por algum motivo, seus líderes religiosos, a nossa sociedade, a tradição cultural, ou quaisquer outros motivos, levaram os mesmos a considerar parte das escrituras como antiga, arcaica, reformada, abolida, ou ainda eliminada e até editada, pelo próprio Deus, ou por Yeshua, o que não se confirma segundo as Escrituras, mas infelizmente, tornou-se popular e é aceito pela maioria.
Desta forma, a falta de conhecimento também leva ao desprezo a lei de Deus e seus mandamentos, ou pelo menos parte deles, já que para um convívio social mínimo, em qualquer sociedade, alguns princípios das Escrituras não podem ser ignorados.
Entre estes mandamentos, estão aqueles que se referem as leis que recomendam o respeito ao próximo, como a condenação do homicídio sem motivo, do furto, em algumas culturas, apenas o furto contra o mais poderoso.
Por outro lado, mandamentos que se referem a reconexão com o Criador, são praticamente ignorados na totalidade e por isso, a Lei dos Shabats, as leis com respeito a idolatria, entre outras, são ignoradas quase que completamente.
Entre estas leis ignoradas, encontramos as leis a respeito do que Deus estabeleceu para nós como alimento e o que Deus vetou que estivesse em nossa alimentação.
Neste artigo, nos atentaremos apenas ao Kosher (alimento permitido), e tentaremos apenas estudar e aprender se Deus realmente se importa conosco a ponto de orientar a respeito de uma alimentação adequada. Se a resposta for sim, Deus se importa, qual seria esta alimentação? Seria ela apenas uma orientação ou um mandamento? Se for um mandamento, será que nós não estamos afrontando Deus ao ignorar tais mandamentos?
Certa vez, o profeta Hoshea (Oséias) escreveu: “O meu povo morre por falta de conhecimento!” Por isso, para que o que Deus me permitiu conhecer seja compartilhado com quem tem o temor de Yhwh, é que este artigo será registrado.
Que Deus possa nos iluminar com seu espírito para o perfeito uso das palavras, e que o que aqui for escrito possa realmente dar luz a quem não tem conhecimento, e advertir quem tem conhecimento e ignora o mandamento!
Que Deus nos abençoe!