No livro dos Nomes (Shemot), o qual conhecemos como Êxodo, há uma orientação ainda mais clara que define o início de cada ano para o povo de Deus:
“E falou Yhwh a ao (deus) Moshe (El-Moshe) e ao (deus) Arão (El-Aharon) na Terra de Mitzrain (Egito), dizendo:
‘Este mês será o mês do início do ano, sendo o primeiro mês do ano.’” Ex12:1
Apesar de ignorarmos o “El” por causa de nossa cultura, é comum nas escrituras, haver uma referência as autoridades como El, que significa deus, a maioria das autoridades são chamadas de “deus” (El) nas escrituras, mas este não é o tema neste momento. Nos atentemos a ordem clara de Deus para Moshe para o início do ano.
Yhwh ordena a Moshe que aquele mês (o mês da libertação do Egito, o mês da Pessach/Páscoa) seria o primeiro mês do ano por todos os anos.
Desta forma, observamos aqui, uma ordem clara de Deus para que no início da primavera no Hemisfério Norte se pontue o início do ano. Logo, pela ordem de Deus, o ano não começa em Janeiro ou Março, meses dedicados aos deuses romanos e sim em Abibe (Aviv) e o calendário segundo a orientação de Deus na Torah (Na Bíblia) é que o calendário seja lunissolar e não apenas solar, como decidiram os romanos, influenciados pela miltologia egípcia que tem Rá, o deus sol, como sua maior divindade.