Jan Hus, conhecido no Brasil com o João Huss, foi um teólogo tcheco. Hus entrou para história ao ser executado pela Igreja em 1415, queimado vivo e ao morrer, entoar o o cântico: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”
Hus nasceu Husinec, cidade a 75 km de Praga, no século XIV da era católica. Seu sobrenome na verdade a abreviação de Husinecky. Estudiosos aponta que ele era filho de pessoas pobres que cresceu ganhando donativos através cânticos e serviços prestados na Igreja.
O contato com a Igreja o levou a se apaixonar pela vida clériga. Ao estudar teologia, teve contato com os escritos de Wycliffe, o que muito o influenciou. Em 1402, ele se tornou pregador na Igreja de Belém, em Praga, onde influenciado pela proposta de Wycliffe, ministrava sua pregação na língua Tcheca e não na lingua latina, como era costume e orientação cat ólica romana em sua época.
Hus foi o primeiro que conhecemos a ensinar o sacerdócio Universal, ou seja, ele acreditava que os filhos de Deus não precisam de mediadores para orar ou se comunicar com o Criador.
A disputa política pelo controle da Igreja Católico foi plano de fundo de seus dias. Em 1378, a Igreja Católica Romana foi dividida pelo Cisma Ocidental, durante o qual a jurisdição papal foi dividida entre dois papas.
Isso criou uma grande rivalidade entre alemães e Tchecos, o que levou a nacionalização da Universidade de Praga, e também a um menor impacto da declaração de Johann Hübner, que era alemão e elaborou uma lista de 45 artigos, presumivelmente selecionados dos escritos de Wycliffe, os classificando como heréticos.
Em meio a esta disputa política vencida por Alexandre V, Hus foi condenado a morte por não reconhecer o novo papa. Assim, ele foi condenado a morte e foi queimado vivo em sua execução por insurreição contra a liderança clériga cristã.
Hus defendeu que cada fiel deveria ter acesso e conhecimento ao ensino das escrituras, deveria ser levado a ter um contato maior e direto com o Criador, sem necessidade de intermediação da Igreja, mas as disputas políticas que fizeram plano de fundo ao seu tempo, o tornaram mais uma oportunidade perdida, de se passar o tempo profético da Igreja Morta, e se avançar para um tempo de uma Congregação de amor puro e verdadeiro.