Obviamente, Yeshua não retornou em 1843, então recalcularam a data para 1844 e posteriormente para o dia da expiação do ano católico de 1844, e Yeshua também não retornou.
Este evento ficou conhecido e denominado pelos próprios adventistas como o Grande Desapontamento. Após o tempo passar e Yeshua não retornar, o grupo adventista se dividiu em diversos grupos, o principal deles veio a se tornar o que conhecemos como Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Este, em especial, foi integrado por um grupo de pessoas que continuou a buscar práticas de fidelidade a Deus, segundo as escrituras. Não demorou até eles tomarem conhecimento do shabat no sétimo dia e adotarem a guarda do descanso semanal na ocasião como uma de suas principais doutrinas.
Também foi assim quando o grupo tomou conhecimento a respeito dos animais limpos e imundos, mas o movimento adventista, em vez de admitir o erro quanto à previsão de Muller, decidiu tornar seu equívoco, algo que teria sido a vontade de Deus.
Influenciados pela teoria da substituição, os movimentos adventistas em suas várias vertentes decidiram se denominar o novo Israel, a Igreja remanescente e classificar este tempo de busca como o tempo da Congregação de Filadélfia, e o comportamento adventista após este tempo como o tempo de Laodiceia.
Para ratificar sua nova doutrina, o principal ramo de adventistas, que originou a Igreja Adventista do Sétimo Dia, decidiu se defender como um movimento profético e para isso, em vez de defender que o lugar separado na Terra era a cidade de Davi, em Israel, preferiu defender que o lugar separado era o habitat de Deus no céu e que este teria sido purificado em 1844.
Assim, o movimento adventista não confessou seus pecados e não conseguiu avançar o tempo profético da Congregação Morta, antes, se tornou mais uma oportunidade desperdiçada.