Após descrever os sete seres que receberam sete espíritos de Deus, Yhwh observa quatro figuras já conhecidas pelos livros proféticos e relata sobre estes de forma impar. Vejamos:
“Diante do trono havia algo semelhante a um mar vítreo, como cristal.
No meio do trono e em volta do trono, havia quatro criaturas viventes, cheias de olhos na frente e atrás.
A primeira criatura vivente era semelhante a um leão, a segunda criatura vivente era semelhante a um novilho, a terceira criatura vivente tinha rosto semelhante ao de homem, e a quarta criatura vivente era semelhante a uma águia voando.
Cada uma das quatro criaturas viventes tinha seis asas, e ao redor e por baixo estavam cheias de olhos.
E continuamente, dia e noite, dizem:
“Separado, separado, separado é Yhwh, o Deus Supremo, o Todo-Poderoso, que era, que é e que vem.”
Sempre que as criaturas viventes dão glória, honra e agradecimentos àquele que está sentado no trono, aquele que vive para todo o sempre, os 24 anciãos se prostram diante daquele que está sentado no trono, adoram aquele que vive para todo o sempre e lançam suas coroas diante do trono, dizendo:
‘Digno és, Yhwh, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas’”. Apo. 4:6-11.
Aqui, Yohanan vê quatro seres curiosos, tendo eles, semelhanças entre si, mas, ao mesmo tempo, diferenças.
As principais semelhanças entre estes seres eram que eles:
Estavam em volta do trono de Deus.
Tinham seis asas.
Eram cheios de olhos.
Adoravam Yhwh o tempo todo.
As diferenças entre estes quatro seres se resumem a seus rostos, pois o primeiro tinha rosto de leão, o segundo de touro jovem, ou seja, novilho, o terceiro de homem e o quarto com rosto de águia.
Se estudarmos as escrituras proféticas, veremos o registro do trono de Yhwh por, pelo menos, outros dois profetas. Nelas todas, estes quatro seres também aparecem.
Yeshayahu, por exemplo, vê estes mesmos seres adorando a Deus com as mesmas palavras, vejamos:
“No ano em que o rei Uzias morreu, vi Yhwh sentado num trono enaltecido e elevado, e as abas da sua veste enchiam o templo.
Acima dele havia serafins; cada um tinha seis asas.
Cada um deles cobria o rosto com duas, cobria os pés com duas e voava com duas.
E clamavam uns para os outros:
‘Separado, separado, separado, é Yhwh das multidões.
A terra inteira está cheia da sua glória.’” Is: 6:1-3.
Yeshayahu vê Yhwh em seu trono e relata ver os mesmos seres vistos por Yohanan, porém não descreve o rosto deles, pois eles tapavam seus rostos com suas mãos, que por sua vez, cobertas de penas, parecem asas.
Porém, podemos observar que são os mesmos seres vistos por Yohanan, pois dizem as mesmas palavras, têm as mesmas seis asas.
No entanto, há algo que chama atenção: como Yeshayahu os descreve na língua hebraica, ele os chama de serafim, ou seja, seres que queimam, ou seja, seres flamejantes, com brilho extremo.
Outro profeta que também os vês por Yohanan e por Yeshayahu, aos quais este último chama de serafim, é o profeta Ezchekel e ele os descreve em dois momentos em seu livro. Vejamos:
“Vi um vento/espírito tempestuoso vindo do norte, e havia uma nuvem enorme e fogo relampejante com uma forte luz ao redor, e no meio do fogo havia o que parecia ser um metal brilhante.
Dentro do fogo havia o que pareciam ser quatro criaturas viventes, e cada uma delas tinha a aparência de homem.
Elas tinham quatro faces e quatro asas.
Seus pés eram retos, e a sola de seus pés era como as de um bezerro, e eles brilhavam como cobre polido.
Elas tinham mãos humanas debaixo das suas asas, em todos os quatro lados.
As quatro tinham faces e asas.
Suas asas tocavam umas nas outras.
Quando avançavam, não se viravam; cada uma delas ia diretamente para a frente.
As suas faces tinham a seguinte aparência:
Uma das quatro tinha uma face de homem, uma face de leão à direita, uma face de touro à esquerda e
uma tinha uma face de águia.
Assim eram as suas faces.
Suas asas ficavam estendidas acima delas.
Cada uma tinha duas asas que tocavam umas nas outras e duas asas que cobriam seu corpo.
Cada uma delas ia diretamente para a frente, aonde quer que o espírito as impelisse.
Quando avançavam, não se viravam.
As criaturas viventes pareciam brasas de fogo.
Havia algo que pareciam ser tochas de fogo ardente movendo-se para lá e para cá entre as criaturas viventes, e do fogo saíam relâmpagos.
E, quando as criaturas viventes iam e vinham, elas se movimentavam como relâmpagos.
Enquanto eu observava as criaturas viventes, vi no chão uma roda ao lado de cada uma das criaturas viventes de quatro faces.” Ez. 1:4-15.
Aqui, Ezchekel descreve os mesmos seres vistos por Yohanan, porém, em vez de detalhá-los com seis asas, como fazem Yeshayahu e Yohanan, ele os pontua como tendo quatro asas e dois braços. Ezchekel também enfatiza que estes seres são seres que parecem fogo ardente, ou seja, serafim, seres que queimam, seres flamejantes. Se prosseguirmos na leitura após o versículo 15, veremos que a visão segue com a visão de Yhwh em seu trono, muito à semelhança do que Yohanan descreve.
“Acima da cabeça das criaturas viventes havia o que parecia ser uma superfície cintilante e impressionante como gelo, estendida acima da cabeça delas.” Ez 1:22.
Assim como Yohanan vê um mar de vidro no entorno do trono de Yhwh, Ezchekel o vê, mas o descreve como uma superfície à semelhança de gelo. Isto deixa claro que a visão real do trono de Deus descrita por ambos é a mesma. Ezchekel ainda prossegue descrevendo Yhwh assentado em seu trono:
“Uma voz vinha de cima da superfície que havia acima da cabeça delas… sobre a superfície que estava acima da cabeça delas (o mar de vidro), havia algo semelhante a uma pedra de safira, que parecia um trono.
Sentado no trono no alto, havia alguém que parecia um homem.
Vi algo reluzindo como um metal brilhante, como um fogo irradiando do que parecia ser sua cintura para cima; e, da sua cintura para baixo, vi algo semelhante a fogo.
Havia uma luz resplandecente em todo o seu redor, como a de um arco-íris numa nuvem num dia chuvoso. Essa era a aparência da luz resplandecente que havia ao redor.
Parecia a glória de Yhwh.
Ao ver isso, prostrei-me com o rosto por terra.”. Ezchekel 1:26-28.
Ezchekel se prostra para ouvir a mensagem de Deus, mas novamente o arco e Deus é visto circundando o trono com coloração azul.
A visão prossegue e Ezchekel recebe uma importante mensagem de Yhwh, no capítulo 10, no entanto, ele relata mais sobre os quatro seres que, no capítulo 1, descreve ter visto. Vejamos:
“Enquanto eu observava, vi quatro rodas ao lado dos querubim, uma roda ao lado de cada querubim, e as rodas pareciam brilhar como pedra de crisólito.
Quanto à sua aparência, as quatro eram iguais, como se uma roda estivesse dentro de outra.
Quando se moviam, elas podiam ir em qualquer uma das quatro direções sem se virar, porque iam para onde estava voltada a cabeça dos querubins, sem se virar.
Todo o corpo deles, as costas, as mãos e as asas, bem como as rodas, as rodas dos quatro, estavam cheios de olhos em toda a volta.
E eu ouvi uma voz clamar às rodas: ‘Rodem!’
Eles tinham quatro faces.
A primeira face era a face do querubim, a segunda face era a face de homem, a terceira era a face de leão, e a quarta era a face de águia.” Ezchekel 10:9-14
Os seres descritos neste capítulo 10 são os mesmos seres descritos no capítulo 1, no início da visão, ora, aqui, Ezchekel os chama de querubim, a semelhança de Yohanan, com uma curiosidade, ao descrever o ser com face de touro ou novilho, ele o descreve como tendo face de querubim, isso porque os querubim da arca da aliança possuíam face de touro.
Concluímos assim, que apesar de toda cosmologia ou teologia cristã a respeito do estudo dos anjos colocando tronos, querubim, serafim, estes últimos que já são palavras plurais, mas a falta de conhecimento disto leva muitos a substituir o im por ins, no português, para enfatizar que estão se referindo a elementos plurais, querubim e sefarim são quatro espécies de seres flamejantes com corpos semelhantes aos dos homens, pés com sola semelhante à sola dos pés do touro, seis asas, possuindo braços em duas delas e utilizando muitas vezes as outras quatro para taparem seus pés e seu corpo.
Estes seres que circundam o trono de Deus coordenam os serviços de adoração a Yhwh, são eles que coordenam os serviços de cânticos e todo o processo de louvor e adoração a Yhwh.
Nos dias do tabernáculo, os levitas eram uma espécie de representação dos mesmos e assim como os levitas serviam em todo o tempo, porém, com rotatividade, ou seja, ora um levita servia, ora outro levita o substituía, assim é com respeito ao exercício desta função tão honrosa diante do trono de Deus.
A profecia de Ezchekel 28, que compara o rei de Tiro ao Inimigo que habita na Terra, nos leva ao conhecimento que aquele que chamamos em nossa cultura pelo exônimo de Satanás, sendo da espécie dos querubim com rosto de touro, um dia, serviu Yhwh nesta posição tão honrado, entre os quatro coordenadores dos cânticos, louvores e adoração celestial diante do próprio Deus, Yhwh, o Elohim.