Após compreendermos o porquê das duas tribos excluídas e a tribo incluída, podemos tentar compreender o significado e ordem ao qual elas foram citadas na visão dos 144mil apresentados a Yohanan.
A ordem em que elas são apresentadas é a seguinte:
Yehuda;
Ruben;
Gade;
Aser;
Naftali;
Menashe;
Shimaul;
Levi;
Issacar;
Zebulom;
Yossef;
Beniami.
Numa análise inicial, talvez tenhamos que ser sinceros sobre a pouca relevância a respeito da ordem das tribos, porém, compreender o significado e simbologia a respeito de cada classificação que nos leva a cada tribo é algo que não podemos ignorar.
Já compreendemos a importância e simbologia por trás da tribo de Yossef, vamos então compreender o significado das outras onze tribos aqui citadas.
Yehuda é um nome composto por Yhwh hodu, que significa dar graças, louvar, exaltar a Yhwh.
Yehuda, o quarto filho de Leia e Yaakov, foi o jovem que mais sofreu com a venda de Yossef, pois tal atitude foi ideia sua.
Yehuda se afastou de seus irmãos, ele mesmo se puniu e, longe de seu pai, viu seus filhos promoverem iniquidade e morrerem por não tratar Tamar de forma digna.
Após impedir o levirato entre a moça e seu filho mais jovem, ele possuiu a mesma, crendo que ela era uma sacerdotisa de um deus cananeu.
Após uma vida repleta de erros, ele buscou a redenção e se mostrou arrependido, mostrando-se o mais amoroso e piedoso durante o período de fome que o levou a reencontrar seu irmão Yossef, oferecendo-se em lugar de Beniami, e ofertando seus filhos mais jovens a seu pai, caso não conseguisse proteger seu irmão mais jovem.
Yehuda é o melhor e maior símbolo do arrependimento e da noção de condição pecaminosa na qual nos encontramos. Sua consciência de seus erros e arrependimento o levaram a ser exaltado diante de Deus e ser chamado de leão por seu pai, tornando-se o herdeiro de toda realeza de Israel e por sua descendência, ser escolhido por Deus para dele, vir o ungido para reinar sobre todo o Universo e estabelecer o reino de Deus na Terra.
A tribo de Yehuda, nesta visão, representa os fiéis que tomaram em vida, consciência de seus erros e se voltaram para Deus, se tornando amorosos e piedosos e estes são os primeiros a serem citados, por somente a completa consciência de seus erros, que o leva a uma piedade e amor que sobressaem aos demais e os leva a dar graças a Deus por tudo, honrando de forma impar o nome de Yehuda, tornando-se grato por toda benevolência e favor divino e ignorando as dificuldades, fortalecendo-se em meio aos difíceis desafios da vida, sabendo que todos nós somos dignos de morte, e que nossa existência é motivo para um completo louvor pela misericórdia, longanimidade e benevolência divinas.