Logo após citar a tribo de Yehuda, as tribos seguintes a serem apontadas como integrantes dos 144mil, são as tribos que em sua totalidade ficaram a leste do Jordão. A saber, Ruben e Gade.
Quando essas duas tribos decidiram não tomar posse da Terra prometida a oeste do Jordão, Moshe exigiu deles que lutassem ao lado de seus irmãos até que eles tomassem posse da Terra. De forma altruísta e abnegada, por seis anos, eles lutaram contra os povos cananeus até o dia em que Yahoshua deu descanso ao povo de Israel.
Sendo assim, qual a melhor referência a Gade e Ruben, como aqueles que dedicaram suas vidas às causas de outros, sendo fiéis aos princípios de Deus, lutando por algo que nunca tiveram de forma palpável?
Assim, podemos concluir que, após a tribo dos arrependidos em sua totalidade, as tribos a seguir são a representação dos abnegados. Ruben era o filho mais velho de Lia.
Gade, por sua vez, era o filho mais velho de sua escrava Zilpa, o que representa que os abnegados são aqueles que são filhos naturais de Israel, ou filhos de seus servos, de maneira profética, uma representação dos gentios.