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1. A Eternidade de Deus

Para de datar qualquer objeto de estudo, é necessário estabelecer um começo. As Escrituras estabelecem o começo como sendo um período classificado como Princípio. Este período pode ser compreendido como a pré-história da Terra, ou da vida na Terra.


Ou seja, em Bereshit, o livro que ficou conhecido em nossa cultura como Gênesis, este um período denominado como Princípio, que abrange todo o tempo da existência do Universo até a criação da vida na Terra.


Em Bereshit/Gênesis, esse período classificado princípio é curto, mas de grande relevância para compreender a origem de tudo. Nas palavras de Moshe, o primeiro livro da Bíblia nos trás a seguinte informação: “No princípio, Deus criou os céus e a Terra”.


Por senso comum, neste caso, compreendemos como Terra tudo que envolve a Terra, até seu firmamento ou expansão, e compreendemos como céus, neste contexto, tudo que está fora da Terra. Tudo exceto Elohim, o Deus Criador que se apresentou a Moshe como Yhwh.


Quando Moshe nos informa que durante o período que ele denomina como Bereshit (Princípio), Deus criou tudo o que veio a existir, isso nos deixa claro que tudo que existe teve um começo, exceto o Criador.


Sim, segundo as Escrituras, antes de existir algo, Yhwh já era, já existia, ele não teve início e não tem fim, logo ele é o Criador de tudo e seu tempo é Eterno.


Se observarmos as coisas criadas, perceberemos que todo Criador, ao criar algo, expande e em seguida, se contraí, isso nos leva a raciocinar estabelecendo a ideia de Yhwh existia de forma solitária, quando decidiu criar as coisas que existem, as materiais e as imateriais, as visíveis e as invisíveis e concentrou nestas o seu Ruach, espírito ou vento, que pode também significar influência, conforme o contexto, de forma arbitrária, tanto nas vivas como as inanimadas, mas a tudo que criou, estabeleceu o seu ruach, como o grande elo entre ele e a criação. Tudo aquilo que tem mais ruach, está mais próximo de Deus, tudo aquilo que tem menos ruach, tem menor influência de Deus.

A todas as criaturas vivas, Deus estabeleceu determinada independência aliada a uma certa quantidade de dependência.

Sendo assim, desde o princípio, Yhwh era, pois sempre existiu, e quando começou sua criação, criou também seu espírito (ruach), pois este é o elo entre o Criador e toda criatura e coisa criada, tanto as vivas, como as inanimadas.


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Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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