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2. Yeshua! A Primeira Criação

Antes que o tempo da Terra começasse a ser contado, antes que as estrelas brilhassem no firmamento ou que a terra tomasse forma, havia Yhwh, o Eterno.

A Torá, os profetas e os escritos apostólicos revelam, mediante símbolos, metáforas e declarações diretas, um mistério que transcende nossa compreensão: Yeshua, o Ungido, é o princípio de toda a criação, o meio pelo qual Yhwh trouxe à existência tudo o que é.

As Escrituras não datam esse evento primordial, pois ele ocorreu na eternidade, antes do Bereshit (“No princípio”) narrado por Mosheh em Bereshit 1:1.

No entanto, elas são claras ao afirmar que Yeshua foi o primeiro a ser criado por Yhwh, e por meio dele, todas as coisas vieram à existência. Como está escrito por Yohanan:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Elohim, e Elohim estava com o Verbo. […] Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Yohanan 1:1, 3). Aqui, o “Verbo” (em hebraico, Davar, a Palavra viva) é Yeshua, o agente divino da criação.

Paulo, o emissário, reforça essa verdade ao declarar: “Ele é a imagem do Elohim invisível, o primogênito de toda a criação. Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, soberanias, principados ou potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Colossenses 1:15-16).

Yeshua, portanto, não é apenas o primeiro criado, mas também o propósito e o canal de toda a criação subsequente. Em Sua infinita benignidade, Yhwh concedeu ao Seu primogênito o poder de criar, estabelecendo-o como o agente criador sob a autoridade do Eterno.

A Torá prenuncia Yeshua como aquele que seria levantado à semelhança de Mosheh. Em Devarim (Deuteronômio/Palavra) 18:15, Mosheh profetiza:

“Yhwh, teu Elohim, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu sou; a ele ouvireis.”

Essa semelhança não se limita à liderança ou à profecia, mas aponta para a posição singular que Mosheh ocupou diante de Yhwh.

Em Shemot (Exôdo/Nomes) 4:16, Yhwh diz a Mosheh, referindo-se a sua relação com Aharon: “Tu lhe serás como Elohim.”

Da mesma forma, Yeshua, como o mediador supremo, fala face a face com Yhwh e é elevado à posição de representante divino, estabelecendo uma nova aliança com o povo de Yisrael e com toda a humanidade.

Para os seguidores de Yeshua — sejam chamados cristãos, nazarenos, messiânicos ou por qualquer outro nome — essa verdade é central: Yeshua é o profeta prometido, o Ungido que reflete a glória de Yhwh e cumpre o plano eterno de redenção. Como Yohanan escreve, “Ele era a sabedoria que estava com Elohim” (Yohanan 1:1, adaptação contextual), indicando Sua intimidade única com o Pai e Sua participação ativa na criação.

Embora Mosheh classifique o início da criação como Bereshit (“No princípio”), as Escrituras não nos fornecem uma data para a criação de Yeshua. Esse evento pertence à eternidade de Yhwh, um domínio além da contagem humana. Como está escrito: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, desde a eternidade e para a eternidade, tu és Elohim” (Tehilim 90:2). A criação de Yeshua marca o início do “princípio”, mas permanece envolto no mistério divino, pois Yhwh não revelou quando esse ato ocorreu.

Essa ausência de data não é uma limitação, mas um convite à humildade. Como Eclesiastes 3:11 declara, Yhwh “pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Elohim fez desde o princípio até o fim.”

A história do universo, portanto, começa com Yeshua, o primogênito, mas seu ponto de origem permanece fora do alcance de nossos calendários. O que sabemos é que, por meio dele, Yhwh deu forma a tudo que existe, estabelecendo um propósito que se desdobra através dos séculos até a consumação de todas as coisas.

Ao iniciarmos nossa jornada cronológica pelos tempos pré-diluvianos, é fundamental reconhecer que Yeshua não é apenas um evento futuro na história redentiva, mas o fundamento de toda a história. Antes que Adam fosse formado do pó, antes que o dilúvio purificasse a terra, Yeshua já era o Verbo pelo qual todas as coisas foram criadas. Ele é o Alef (Alfa), o princípio de tudo o que existe, e o Tav (Ômega), aquele que conduz a criação ao seu destino final (Hitgalut/Revelação/Apocalipse 1:8).

Assim, embora não possamos datar a criação de Yeshua, podemos afirmar com certeza que ele precede todos os marcos temporais que examinaremos. A linha do tempo bíblica, que começa com a criação do mundo em 1 AM (Anno Mundi), é apenas um reflexo da obra iniciada por Yeshua na eternidade. Cada data que explorarmos — da formação de Adam ao dilúvio — carrega a marca de Sua soberania criativa e redentiva.

Prepare-se para mergulhar na história sagrada com essa verdade em mente: o tempo, tal como o conhecemos, é um dom de Yhwh, moldado pelas mãos de Yeshua, o primogênito de toda a criação. Que esta reflexão nos inspire a contemplar a grandeza do Eterno e a reconhecer Sua mão em cada momento da história.

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Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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