A Torá, a lei de Deus e os profetas revelaram através de símbolos e metáforas, grandes coisas que até hoje fogem ao nosso entendimento. No entanto, Moshe sempre falou que após sua morte, haveria outro que seria levantado e seria a semelhança dele. E a qual semelhança? A semelhança da posição que Deus o colocou quando se revelou a ele no espinheiro fumegante, como relatado em Shemot, o Livro dos Nomes, o qual conhecemos como Êxodo: “Você será como Elohim”. Ex 4:16.
Todos os cristãos, nazarenos, messiânicos e toda variação de nomenclaturas utilizada para classificar os seguidores de Yeshua, ou seja, todo seguidor de Yeshua, compreende que Yeshua era esse que seria levantado a semelhança de Moshe, que falaria face a face com Yhwh, seria por Deus de Israel estabeleceria uma nova aliança com o povo escolhido, assim como Deus levantou Moshe para o ser. Nas palavras de Yohahan: “Ele era o Deus que estava com Deus”. João 1:1.
No entanto, Paulo e Yohanan (João) nos revelam algo mais profundo e importante, principalmente para quem quer organizar cronologicamente os grandes fatos que envolvem a história da humanidade. Vejam o que estes dois profetas, seguidores de Yeshua escreveram a respeito do Mestre Ungido:
“Este (Yeshua) é a semelhança do Deus que não vimos, primogênito de toda criação, por ele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a erra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, soberanias, principados ou potestades. Tudo foi criado para ele e por meio dele!” Colossenses 1:15-16
“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito, se fez.” João 1:3.
Paulo e Yohanan (João) são pontuais e nos revelam que tudo que existe foi criado por Yeshua. De forma mais detalhada, Paulo cita que Yeshua foi a primeira criatura a ser criada por Deus, e na sua infinita benignidade, Yhwh deu ao seu primogênito todo poder para ele também criasse, e tudo que se criou após ele, foi feito por ele e para ele.
Apesar das Escrituras reveladas não datarem quando ocorreu a primeira criação, claramente, as Escrituras nos revelam que Yeshua foi o primeiro a ser criado e a ele, Yhwh estabeleceu o dom de tudo criar segundo sua vontade e segundo sua palavra.
Assim, a história do Universo começa com a criação de Yeshua, o primogênito de Deus em um tempo que Moshe classifica como princípio e até o presente momento, Deus não nos revelou quando ocorreu, nos impossibilitando de quantificar em quantidade de tempo, quando tal fato realmente ocorreu.