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3. Quando o Shabat do Sétimo Dia Foi Instituído?

A origem do shabat do sétimo dia remonta à própria criação da vida na Terra, conforme descrito no Livro de Bereshit, conhecido como Gênesis.

No sétimo dia, Yhwh completou sua obra criadora, cessou todo o Seu trabalho, abençoou esse dia e o declarou sagrado, separando-o dos demais.

Essa narrativa bíblica, encontrada em Gênesis 2:1-3, afirma:

“Assim foram terminados os céus, a terra e tudo que há neles. No sétimo dia, Deus havia terminado a sua obra, e ele passou a parar, no sétimo dia, toda a obra que fez. E Deus abençoou o sétimo dia e o declarou sagrado, pois neste dia Deus parou toda a obra que criou e tudo que ele decidiu fazer.”

Dessa forma, o shabat foi instituído logo após a criação, funcionando como um selo da obra divina na Terra. Ele simboliza não apenas a parada de Deus, mas também sua soberania como Criador, estabelecendo um padrão eterno de equilíbrio entre trabalho e parada para a humanidade.

O shabat do sétimo dia serve como um lembrete contínuo do poder criador de Deus e da necessidade de preservar a harmonia entre as atividades laborais e o descanso espiritual.

Embora alguns argumentem que o shabat foi destinado exclusivamente ao povo judeu, as Escrituras indicam que sua instituição precede qualquer divisão cultural ou religiosa, sendo um princípio universal.

Estabelecido na criação, antes mesmo da formação de nações ou religiões, o shabat é uma ordem divina para toda a humanidade, como sugerido pela prática de Adam, que, presumivelmente, observou esse dia sagrado.

Nos capítulos seguintes, continuaremos a explorar a relevância do shabat do sétimo dia, examinando como sua observância reflete nossa relação com Deus e como esse dia sagrado pode trazer equilíbrio e renovação espiritual às nossas vidas.

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Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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