A origem do shabat remonta à própria criação da vida na Terra, como descrito no Livro de Bereshit, o qual conhecemos por Gênesis. No sétimo dia, Deus parou de fazer toda a sua obra e abençoou esse dia, declarando-o separado.
Desta forma podemos compreender que este dia fora estabelecido logo após a criação, e representa uma espécie de selo da criação extraterrestre/divina na Terra.
Além disso, o Shabat também serve como um lembrete do poder criador de Deus e da importância de preservar o equilíbrio entre o trabalho e o descanso, pois isto reza as escrituras:
“Assim foram terminados os céus, a terra e tudo que há neles.
2 No sétimo dia Deus havia terminado a sua obra, e ele passou a parar, no sétimo dia, toda a obra que fez.
3 E Deus abençoou o sétimo dia e o declarou sagrado, pois neste dia Deus ele parou toda a obra que criou e tudo que ele decidiu fazer.” Gênesis 2:1-3
Embora algumas pessoas argumentem que o Shabat foi destinado apenas aos judeus, segundo a Bíblia, a instituição do Shabat não está limitada a uma cultura ou religião específica, antes representa um princípio universal de descanso e separação do tempo. O shabat do sétimo dia foi instituído na criação, logo, presumimos por isso, que Adam guardou o shabat e o shabat é uma ordem de Deus para a humanidade.