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4. Por que o shabat do sétimo dia foi instituído?

As Escrituras Sagradas oferecem uma explicação clara sobre a razão da instituição do shabat do sétimo dia.

Em Shemot/Nomes/Êxodo 20:11, lemos:

“Porque em seis dias Yhwh fez os céus, a terra, o mar e tudo o que há neles, e no sétimo dia parou. É por isso que Yhwh abençoou o dia de shabat e o tornou sagrado.”

Ao reiterar o mandamento do shabat para o povo de Israel, confirmando-o como um dos Seus preceitos sagrados, o Criador explica o propósito desse dia. O shabat foi instituído como um memorial da obra criadora de Yhwh, que em seis dias formou os céus, a terra, o mar e todas as formas de vida, cessando Sua obra no sétimo dia.

Esse dia sagrado serve, portanto, como um lembrete contínuo de que Yhwh é o soberano Criador de tudo o que existe.

Além de comemorar a criação, o shabat marca a cessação da atividade criadora direta de Deus na Terra.

Após o sétimo dia, Ele delegou às Suas criaturas a responsabilidade de continuar o ciclo da vida, conforme Seu desígnio. Assim, o shabat não apenas celebra a origem divina de toda a existência, mas também estabelece um princípio de confiança recíproco em que Deus dá a humanidade o dom da obra criadora e a humanidade, em troca, estabelece a crença na provisão de Deus, sendo convidada a pausar suas atividades e reconhecer Sua autoridade e cuidado.

A observância do shabat do sétimo dia é, portanto, um ato de adoração e gratidão, que nos reconecta à nossa origem e propósito.

Nos capítulos seguintes, examinaremos como a guarda do shabat impacta nossa vida espiritual e fortalece nossa comunhão com o Criador, aprofundando o significado desse dia como um presente divino para a humanidade.

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Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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