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4. O zelo de Yhwh pela sua shabat

A shabat do sétimo dia é tão sagrada para Yhwh que ela precisa de cuidados extraordinários, revelando um zelo incomparável por esse tempo de cessação separado para si.

Este dia não é apenas um mandamento, mas um reflexo da separação divina, um sinal vivo da aliança entre Yhwh e Seu povo.

A provisão do maná: Um testemunho do cuidado divino. Um exemplo poderoso do compromisso de Yhwh com a shabat está na provisão do maná, descrita em Shemot (Êxodo) 16:22-25:

“No sexto dia, eles colheram o dobro: dois ômeres por pessoa. Todos os líderes da assembleia foram relatar isso a Moshe.

Então, ele lhes disse: ‘Isto é o que Yhwh ordenou:

Amanhã é a shabat, uma cessação completa separada para Yhwh.

Assem o que precisarem assar e cozinhem o que precisarem cozinhar; o que sobrar, guardem para a manhã seguinte.’

Assim, guardaram-no até a manhã, como Moshe ordenara, e o maná não cheirou mal nem criou vermes.

Então, Moshe disse: ‘Comam-no hoje, pois hoje é a shabat para Yhwh.

Hoje, vocês não o encontrarão no campo.’”

Durante seis dias, Yhwh providenciava o maná diariamente, mas com uma condição: só podia ser colhido o suficiente para o dia, pois, se guardado, apodrecia.

No sexto dia, porém, Yhwh deu uma instrução especial: o povo deveria coletar o dobro, preparar e guardar para a shabat.

Milagrosamente, o maná não estragava nesse dia, um sinal claro do cuidado divino para assegurar que seu povo pudesse cessar completamente, sem preocupações.

Esse milagre reflete o profundo zelo de Yhwh pela shabat, um dia que ele consagrou como um marco de sua aliança e soberania.

A gravidade da profanação. O zelo de Yhwh pela shabat é tão intenso que sua profanação é tratada com extrema seriedade. Um exemplo marcante está em Bamidbar (Números) 15:32-36:

“Enquanto os filhos de Yisrael estavam no deserto, encontraram um homem apanhando lenha no dia da shabat.

Aqueles que a encontraram levaram-na a Moshe, a Aharon e a toda a assembleia. Colocaram-no em detenção, pois ainda não havia sido determinado o que fazer com ele. Então, Yhwh disse a Moshe:

‘O homem deve ser executado; toda a assembleia deve apedrejá-lo fora do acampamento.’ Assim, a assembleia o levou para fora do acampamento e o apedrejou, e ele morreu, conforme Yhwh ordenara a Moshe.”

Coletar lenha na shabat era um ato deliberado de trabalho, uma violação direta do mandamento de cessar toda atividade laboral. Esse rigor é reforçado em Shemot (Êxodo) 35:1-3, onde Moshe declara:

“Estas são as coisas que Yhwh ordenou que se façam:

Vocês podem trabalhar durante seis dias, mas o sétimo dia será a shabat de cessação completa, separada para Yhwh.

Todo aquele que realizar trabalho nesse dia será morto.

Não acendam fogo em nenhuma de suas casas no dia da shabat.”

No contexto bíblico, “acender fogo” referia-se a um processo trabalhoso que envolvia coletar lenha, preparar o material e iniciar a chama, frequentemente para tarefas laboriosas como cozinhar. Essa atividade era incompatível com o princípio da cessação ordenado por Yhwh.

A shabat nos Dias Atuais O princípio da shabat como um dia de cessação permanece relevante hoje, embora o contexto tenha mudado. Ações modernas, como acender uma luz elétrica com um interruptor, não equivalem ao trabalho descrito nas Escrituras, pois não exigem esforço significativo. Contudo, o chamado à preparação antecipada persiste. Yhwh orientava seu povo a preparar tudo o que seria consumido na shabat, como visto no milagre do maná, para que o dia pudesse ser dedicado à adoração e à comunhão com ele.

Hoje, isso implica evitar atividades laboriosas, como tarefas domésticas intensas ou trabalho profissional, reservando a shabat para a oração, o estudo das Escrituras e a renovação espiritual.

Esse cuidado reflete a importância que Yhwh atribui à shabat. Em Nekhemyah 13:15-18, encontramos outro exemplo do zelo divino:

“Naqueles dias, vi em Yehudah homens pisando lagares na shabat, trazendo feixes e carregando jumentos com vinho, uvas, figos e toda sorte de cargas, que traziam a Yerushalayim no dia da shabat. Adverti-os contra a venda de alimentos nesse dia. […] Não foi exatamente por isso que nossos antepassados provocaram a ira de Yhwh, trazendo todo este mal sobre nós e sobre esta cidade?”

Nehemias, movido pelo zelo de Yhwh, confrontou a profanação da shabat, lembrando ao povo que desrespeitá-la trazia consequências espirituais graves.

A shabat como Sinal de Fidelidade. O zelo de Yhwh pela shabat não é apenas uma exigência de obediência, mas um convite à intimidade com o Criador. Guardar a shabat é um ato de confiança na provisão divina, como demonstrado pelo milagre do maná, e uma declaração de lealdade à aliança. Desrespeitá-la é desafiar a soberania de Yhwh, enquanto honrá-la com diligência fortalece nossa comunhão com ele. Como Yeshayahu (Isaías) 56:2 proclama: “Feliz o homem que faz isso, que guarda a shabat sem profaná-la, e que refreia sua mão de praticar qualquer mal.” A shabat é um presente que nos alinha ao coração de Yhwh, um tempo para cessar e reconhecer que Ele é o Senhor do tempo e da história.

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Lukas Dutra

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Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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