Dos seis grupos de animais, os primeiros a serem citados por Moshe em Levítico 11 são os quadrúpedes terrestres.
Destes, Moshe classifica de forma simples os chamados limpos, aqueles que podemos comer:
“De todo animal terrestres, são estes os que podem se comer: todos os animais que tem unha fendidas, o casco dividido em dois e ruminam, estes podem ser comidos” Lev 11:2-3
Aqui, mais uma vez é necessário compreender a definição com sabedoria, pois apesar de Moshe utilizar o termo, todo animal terrestre, ele aqui, está se referindo apenas aos quadrúpedes que não voam.
Isso pode ser compreendido, ao ler a sequência do texto. Ou seja, para saber se Deus nos permitiu nos alimentarmos de um animal quadrúpede, devemos observar se o animal em questão possui unhas fendidas e o casco dividido em dois e ruminam. Se a resposta for sim para ambas as perguntas, então o animal pode servir de alimento, senão, o animal em questão é impróprio para nossa dieta alimentar.
Foram proibidos de servir de alimento, animais como o camelo, a lebre e o coelho, que ruminam, mas não tem o casco dividido, assim como o porco que tem o casco dividido, mas não rumina. Isso está nos versículos 4 a 8 do capítulo 11, onde Moshe inclusive pede para os fiéis nem tocarem os corpos mortos destes animais.