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12. Profanar o Shabat: Um Pecado Grave aos Olhos de Yhwh

O shabat do sétimo dia é um mandamento tão sagrado que Yhwh o protege com um zelo incomparável, considerando sua profanação um erro (pecado) gravíssimo.

Um exemplo marcante desse cuidado divino está em Bamidbar (Números/Deserto) 15:32-36:

“Enquanto os filhos de Yisrael estavam no deserto, encontraram um homem apanhando lenha no dia de shabat.

Aqueles que o encontraram levaram-no a Mosheh, a Aharon e a toda a assembleia.

Colocaram-no em detenção, pois ainda não havia sido determinado o que fazer com ele.

Então, Yhwh disse a Mosheh: ‘O homem deve ser executado; toda a assembleia deve apedrejá-lo fora do acampamento.’

Assim, a assembleia o levou para fora do acampamento e o apedrejou, e ele morreu, conforme Yhwh ordenara a Mosheh.”

Coletar lenha no shabat era um ato deliberado de trabalho, uma violação direta do mandamento de cessar toda atividade laboral.

Esse rigor é reforçado em Shemot (Êxodo) 35:1-3, onde Mosheh declara:

“Estas são as coisas que Yhwh ordenou que se façam:

Vocês podem trabalhar durante seis dias, mas o sétimo dia será um shabat de descanso completo, separado para Yhwh.

Todo aquele que realizar trabalho nesse dia será morto.

Não acendam fogo em nenhuma de suas casas no dia de shabat.”

Naquele contexto, “acender fogo” referia-se a um processo trabalhoso que envolvia coletar lenha, preparar o material e iniciar a chama, frequentemente para cozinhar ou outras tarefas laboriosas.

Esse esforço era incompatível com o descanso ordenado por Yhwh.

Hoje, ações como acender uma luz elétrica com um interruptor não equivalem ao trabalho descrito nas Escrituras, pois não exigem esforço significativo.

No entanto, o princípio permanece: o shabat é um dia de cessação, e atividades como o preparo de alimentos que requerem trabalho substancial devem ser evitadas.

Por isso, Yhwh orientava Seu povo a preparar com antecedência tudo o que seria consumido no shabat, como vimos no milagre do maná (Shemot 16:22-25), que não estragava quando guardado para o sétimo dia.

A gravidade da profanação do shabat reflete o profundo zelo de Yhwh por esse dia, que é um sinal de Sua aliança com Seu povo.

Desrespeitá-lo é desafiar a soberania do Criador, enquanto guardá-lo com diligência é um ato de obediência que fortalece nossa comunhão com Ele.

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Markon Machado

Writer & Blogger

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Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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