Como vimos anteriormente, podemos concluir que o shabat do sétimo dia é tão importante e tão sagrado que Yhwh ordena que até os alimentos consumidos no dia de shabat devem ser preparados antecipadamente:
“22 No sexto dia, eles apanharam o dobro: dois gomores por pessoa. Então todos os maiorais da assembleia foram comunicar isso a Moshe (Moisés). 23 Portanto, ele lhes disse: “Isto é o que Yhwh falou. Amanhã haverá um completo descanso, um separado shabat para Yhwh(Literalmente: Uma parada separada para Yhwh). Assem no forno o que precisarem assar e cozinhem em água o que precisarem cozinhar; então guardem o que sobrar para a manhã seguinte.” 24 Assim, eles o guardaram para a manhã seguinte, como Moshe (Moisés) havia ordenado, e o que guardaram não cheirou mal nem criou vermes. 25 Então Moshe (Moisés) disse: “Comam-no hoje, porque hoje é um shabat para Yhwh. Hoje vocês não o encontrarão no campo.” Êxodo 16:22-25
O maná era oferecido por Deus diariamente e só se podia colher o que ia se consumir diariamente.
Se alguém deixasse o maná para o dia seguinte, ele estragava.
Porém, no sexto dia da semana, a ordem de Deus é que se colhesse e se preparasse o maná em dobro e deixasse pronta a quantidade referente ao consumo do shabat.
Milagrosamente, neste dia, o maná não estragava.
O maná é mais uma evidência do grande zelo de Deus por seus shabats e principalmente o shabat do sétimo dia.