O shabat do sétimo dia é um mandamento tão sagrado que Yhwh o protege com um zelo incomparável, considerando sua profanação um erro (pecado) gravíssimo.
Um exemplo marcante desse cuidado divino está em Bamidbar (Números/Deserto) 15:32-36:
“Enquanto os filhos de Yisrael estavam no deserto, encontraram um homem apanhando lenha no dia de shabat.
Aqueles que o encontraram levaram-no a Mosheh, a Aharon e a toda a assembleia.
Colocaram-no em detenção, pois ainda não havia sido determinado o que fazer com ele.
Então, Yhwh disse a Mosheh: ‘O homem deve ser executado; toda a assembleia deve apedrejá-lo fora do acampamento.’
Assim, a assembleia o levou para fora do acampamento e o apedrejou, e ele morreu, conforme Yhwh ordenara a Mosheh.”
Coletar lenha no shabat era um ato deliberado de trabalho, uma violação direta do mandamento de cessar toda atividade laboral.
Esse rigor é reforçado em Shemot (Êxodo) 35:1-3, onde Mosheh declara:
“Estas são as coisas que Yhwh ordenou que se façam:
Vocês podem trabalhar durante seis dias, mas o sétimo dia será um shabat de descanso completo, separado para Yhwh.
Todo aquele que realizar trabalho nesse dia será morto.
Não acendam fogo em nenhuma de suas casas no dia de shabat.”
Naquele contexto, “acender fogo” referia-se a um processo trabalhoso que envolvia coletar lenha, preparar o material e iniciar a chama, frequentemente para cozinhar ou outras tarefas laboriosas.
Esse esforço era incompatível com o descanso ordenado por Yhwh.
Hoje, ações como acender uma luz elétrica com um interruptor não equivalem ao trabalho descrito nas Escrituras, pois não exigem esforço significativo.
No entanto, o princípio permanece: o shabat é um dia de cessação, e atividades como o preparo de alimentos que requerem trabalho substancial devem ser evitadas.
Por isso, Yhwh orientava Seu povo a preparar com antecedência tudo o que seria consumido no shabat, como vimos no milagre do maná (Shemot 16:22-25), que não estragava quando guardado para o sétimo dia.
A gravidade da profanação do shabat reflete o profundo zelo de Yhwh por esse dia, que é um sinal de Sua aliança com Seu povo.
Desrespeitá-lo é desafiar a soberania do Criador, enquanto guardá-lo com diligência é um ato de obediência que fortalece nossa comunhão com Ele.