A respeito dos Criaturas que fervilham, Moshe também classificou aqueles que podem ser comidos e aqueles que não podem.
“20 Também, todas as pequenas criaturas voadoras que fervilham sobre a terra e andam de quatro são algo repugnante para vocês.”
21 “‘Das pequenas criaturas voadoras que fervilham sobre a terra e andam de quatro, vocês só podem comer aquelas que têm um par de pernas articuladas, mais compridas do que as outras pernas, para saltar do chão.
22 Dessas, vocês podem comer: diversas espécies de gafanhotos migratórios, outros tipos de gafanhotos comestíveis, grilos e gafanhotos comuns.
23 Todas as outras pequenas criaturas voadoras que fervilham sobre a terra e que têm quatro patas são algo repugnante para vocês.
24 Por meio delas vocês se tornariam impuros.
Todo aquele que tocar numa delas que estiver morta ficará impuro até o anoitecer.
25 Quem transportar uma dessas criaturas que esteja morta deve lavar suas roupas; ele ficará impuro até o anoitecer. Lev 11:20-25
Como podemos ler, se um inseto que anda sobre quatro patas, ele só será comestível se as patas forem articuladas e maiores que as traseiras, caso do gafanhoto, que possui seis patas, mas anda sobre quatro. Estes, Deus permitiu que nos servissem de alimento, mas todos os outros, não devem nos servir de alimento.
Moshe também agrupa e cita alguns exemplos de “Criaturas que fervilham” imundos.
“‘Estas são as criaturas que fervilham sobre a terra que são impuras para vocês: o rato-toupeira, o rato comum, toda espécie de lagarto, 30 a lagartixa, o lagarto grande, a salamandra, o lagarto-da-areia e o camaleão. 31 Essas criaturas que fervilham sobre a terra são impuras para vocês. Todo aquele que tocar em seus cadáveres ficará impuro até o anoitecer.”
Devemos sempre observar que a classificação utilizada por Moshe é diferente da oficial utilizada em nossos dias.