Apesar de Deus ter claramente permitido o alimento cárneo aos seres humanos, e estes terem conhecimento sobre os animais que poderiam comer, classificados como limpos, e aqueles que nos foram vedados, classificados como não limpos, e popularmente chamados de impuros ou imundos, Deus estabeleceu algumas advertências sobre o como comer a carne dos animais aos quais nos foi permitido nos alimentar deles.
A primeira delas foi a proibição de se comer sangue, esta está registrada no mesmo texto em que se registra a permissão para se alimentar de animais, vejamos:
“Mas a carne com a mente que está no seu sangue, não comereis” Gn 9:4
“Mas não comam carne com sangue, que é vida” Nova Versão Internacional
“Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis” Almeida revista e atualizada.
“Mas nunca comam a carne com a sua vida, isto é, com o seu sangue” Nova Bíblia Viva, Português.
Apesar das variações com respeito a traduções, todas elas são unânimes quanto a este assunto, Deus proibiu de comermos carne com sangue.
A palavra Nefesh, normalmente traduzida por “alma” e aqui traduzida por vida, tem um significado semelhante a ideia abstrata que temos da mente. Ou seja, o sangue representa a consciência e por isso, Yhwh não permitiu a nenhum ser humano que ao se alimentar da carne de um animal limpo, ingira o seu sangue, pois este representa o preço pelo erro, o símbolo da redenção da mente e da restauração da vida, algo que o homem não tem poder sobre.
Isto está mais claro no livro de Chamou, Vaicrá, o qual conhecemos como Levítico, capítulo 17:11
“Porque a mente da carne está no sangue e eu mesmo o dei para que façam expiação por si mesmos no altar”
E se alguém achar que tal passagem fora tirada do contexto, leiamos o trecho de forma completa:
“Se algum homem da casa de Israel ou algum estrangeiro que mora entre vocês comer o sangue de qualquer criatura, eu certamente me voltarei contra aquele que comer o sangue e o eliminarei dentro o seu povo.
Pois a mente de uma criatura está no seu sangue, eu mesmo o dei a vocês para que façam expiação por si mesmos no altar.
Nenhum de vocês deve comer sangue, nenhum estrangeiro que mora entre vocês deve comer sangue.
Se algum israelita ou estrangeiro que mora entre vocês caçar, e apanhar algum animal selvagem ou ave que se pode comer, ele terá de derramar o sangue e cobri-lo com pó.
Pois a mente de todo tipo de criatura está no seu sangue.
Por isso eu disse aos israelitas:
‘Não comam o sangue de nenhuma criatura, porque a mente de todas as criaturas está no seu sangue.
Quem o comer será eliminado’”
Lev 17:10-14
A desobediência a este mandamento é tão grave, que àqueles que comerem o sangue deveriam ser eliminados do povo de Deus, tornando este erro, um erro mortal e sua prática inadmissível entre o povo de Deus.