Conhecido no Brasil por muitos como Pedro Valdo, e nos países anglicanos como Peter Valdo, Pierre de Vaux, ou Pierre Valdès, era um rico comerciante de Lyon que viveu entre 1140 e 1205, segundo a contagem positiva católica.
Conta-se que Pierre decidiu abandonar todos os seus bens, retendo para si apenas o que era necessário para seu sustento e para o sustento de sua família.
Seu exemplo motivou muitos a imitá-lo, e estes foram classificados como valdenses. Cristãos altruístas que buscaram praticar em sua humildade, e pobreza, os princípios que aprederam na palavra de Deus.
Pierre começou a ensinar o que acreditava e seu ensino o levou a criticar o cristianismo oficial romano, o que o levou a ser perseguido e excomungado no ano católico de 1184.
Na década de 70, do século XII da era católica, Vaux encomendou uma tradução das escrituras gregas para a língua francesa, seus seguidores também defenderam que o dia de guarda criado por Deus era o sétimo dia e se recusaram a praticar os sacramentos católicos.
Essas crenças e estes ensinos, levaram o ex-comerciante a ser considerado um sectário, pregador de heresias e por isso, foi expulso da congregação católica (Excomungado).
Conta-se que Vaux se converteu em 1173, após meditar na mensagem de Yeshua ao jovem rico, que afirmava guardar toda a lei, mas amava mais as riquezas e prestígios, do que a Deus. Isso levou Vaux a compreender que ninguém que vive mediante ao luxo e a comodidade, financeira ou política, poderia se tornar um verdadeiro cidadão do reino de Deus.
A partir daí, ele transformou suas propriedades em asilo, e passou e nelas abrigar as pessoas mais humildes.
Nos mesmos dias de Vaux, surgiu em sua região outra seita, a seitas do Catarismo, que defendia o gnosticismo maniqueísta, o que foi o estopim para a Igreja Católica compreender que as ideias de Vaux incentivavam a divisão da Igreja Cristã e este foi uma das principais alegações da Igreja para excomungá-lo.
Assim, Valdo, mesmo defendendo princípios dignos de aplausos, foi rejeitado pelo Cristianismo e sua contribuição foi limitada, tornando-se apenas mais uma infeliz, oportunidade desperdiçada de um levante que levasse o cristianismo a rejeitar suas práticas errôneas e se voltar para o Deus de Yeshua.