É maravilhoso quando fazemos uma pergunta e percebemos que ela pode ser respondida de forma direta pela própria Bíblia:
“14 No entanto, eles seguiram viagem partindo de Perge e chegaram a Antioquia, na Pisídia. Entraram então na sinagoga no dia de shabat e se sentaram.
15 Depois da leitura pública da Lei e dos Profetas, os presidentes da sinagoga mandaram lhes dizer:
“Homens, irmãos, se tiverem alguma palavra de encorajamento para o povo, falem.
16 Assim, Paulo se levantou, fez sinal com a mão e disse:
“Homens, israelitas e todos os outros que temem a Deus, escutem!” Atos 13:14-16
Aqui, Paulo segue o costume dos judeus de fora de Yerushalaim de se reunirem às 9h da manhã todo shabat. Ele não só guardava o shabat, quanto participava de reuniões e ensinava no shabat.
Isso era um hábito comum de Paulo, como podemos ver nos versículos 42 e 44 no mesmo capitulo:
“Quando eles estavam saindo, as pessoas lhes suplicaram que falassem desses assuntos no shabat seguinte.
43 Depois de acabar a reunião da sinagoga, muitos judeus e prosélitos que adoravam a Deus seguiram Paulo e Barnabé, que, ao falar com eles, os exortavam a permanecer na bondade imerecida de Deus.
44 No shabat seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Yhwh.”
Mas há aqueles que dizem: “Paulo ia a sinagoga para pregar Yeshua como o Ungido (Cristo em grego), ele não guardava o shabat.” Será?
Vamos ver o que as Escrituras registram:
“11 Assim, embarcamos em Trôade e fomos diretamente para a Samotrácia, mas, no dia seguinte, fomos para Neápolis; 12 dali fomos para Filipos, colônia romana e cidade principal da região da Macedônia. Ficamos nessa cidade por alguns dias.
13 No dia de shabat, saímos pelo portão da cidade e fomos para junto de um rio, pois pensávamos que ali havia um lugar de oração. Então nos sentamos e começamos a falar com as mulheres que haviam se reunido ali.” Atos 16:11-13
Em Filipos não existia sinagoga e a atitude de Paulo foi ir para um lugar isolado para repousar e orar.
Ou seja, mesmo quando Paulo não estava em um lugar em que havia sinagoga para ele congregar, ele continuava a guardar o shabat.
Na revelação a Yohanan (o Apocalipse a João) último livro do canon Bíblico, escrito por volta do final do Século I do calendário católico, Yohanan (João) afirma não só que havia um dia de Adonai, como o livro da Revelação (Apocalipse) foi escrito neste dia:
“10 Por inspiração estive no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma voz forte, semelhante ao som de uma trombeta” Apocalipse 1:10