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6. Quem é o desprezível de Bereshit/Gênesis 9:3

Quem são os “seres desprezíveis” mencionados em Gênesis 9:3? Quando Yhwh disse a Noaḥ, após o dilúvio, “Todo remes poderá servir para vocês como mantimento, assim como todo vegetal que eu lhes permiti se alimentar” (Bereshit/Gênesis 9:3), Ele abriu uma nova página na história alimentar da humanidade. Mas o que significa remes? Seria uma permissão para consumir qualquer criatura, ou há um limite divino para o que pode estar em nosso prato? Para responder, devemos mergulhar no contexto bíblico, nas palavras hebraicas e na sabedoria eterna de Yhwh, que desde o princípio guia Seu povo para uma vida de separação.

Longe de ser uma inovação de Mosheh, a distinção entre animais limpos (tahor) e imundos (tame) é um princípio divino estabelecido muito antes do dilúvio. Em Gênesis 7:2, Yhwh instrui Noaḥ a levar à arca “sete casais de animais limpos” e “apenas um casal de animais que não são limpos”. Essa separação, feita séculos antes das leis detalhadas em Levítico 11 e Deuteronômio 14, revela que Yhwh sempre teve um “cardápio divino” para a humanidade.

Assim como um chef cuida para que apenas os melhores ingredientes sejam servidos, Yhwh, em Sua sabedoria, seleciona quais criaturas são próprias para sustentar o corpo que Ele criou como templo do Seu Espírito (1 Coríntios 6:19).

Essa distinção não é arbitrária. Desde a Queda, quando o pecado trouxe a morte ao mundo (Romanos 5:12), Yhwh começou a ensinar Seu povo a viver em separação (kadosh) do que é impuro. Exemplos disso aparecem cedo nas Escrituras: as ofertas de Hevel (Abel), que incluíam “das primícias de suas ovelhas” (Gênesis 4:4), sugerem que os animais limpos já eram usados em sacrifícios. Após o dilúvio, Noaḥ oferece um sacrifício de “animais limpos” (Gênesis 8:20), reforçando que a categoria de tahor estava clara em sua mente. Assim, a permissão para consumir carne em Gênesis 9:3 não é um “liberou geral”, mas uma extensão da categoria de animais limpos, agora permitidos também como alimento.

A palavra hebraica remes (רֶמֶשׂ, pronunciada reh-mes), traduzida como “seres desprezíveis” ou “que rastejam”, aparece em vários contextos nas Escrituras. Em Gênesis 1:24-25, remes refere-se a criaturas que se movem rente ao solo, como répteis e pequenos mamíferos, mas em Gênesis 9:3, seu uso é mais específico.

No contexto pós-diluviano, remes designa os animais limpos, próprios para sacrifício e consumo, conforme definidos por Yhwh. Essa interpretação é confirmada por Gênesis 7:2, onde a distinção entre limpos e imundos já orientava Noaḥ.

Por que remes deveria ser traduzido como “desprezível”?

No hebraico, o termo pode carregar uma conotação de algo “baixo” ou “insignificante” (como insetos ou criaturas pequenas), mas em Gênesis 9:3, o sentido é teológico, não pejorativo. Yhwh está permitindo que os animais limpos, antes usados apenas para sacrifício, agora sustentem a humanidade em um mundo marcado pelo erro (pecado). É como se Yhwh dissesse: “Aquilo que escolhi como puro, agora vos dou para alimento, assim como os vegetais do Éden.” A permissão é clara, mas limitada: apenas os animais tahor podem ser consumidos.

Por que Yhwh distingue entre animais limpos e imundos?

As Escrituras não oferecem uma explicação explícita, mas o princípio de separação permeia Suas instruções. Em Levítico 11:44-45, Yhwh diz: “Porque eu sou Yhwh, vosso Elohim; separai-vos, pois, e sede separados, porque eu sou separado.”

A alimentação kosher é um ato de obediência que reflete a separação do povo de Yhwh do mundo caído. Comer apenas o que Ele permite é um lembrete constante de que somos chamados a viver para Sua glória, até nas escolhas mais cotidianas, como o que colocamos em nossos pratos.

Na prática, isso significa que animais como ovelhas, bois e peixes com escamas e barbatanas (detalhados em Levítico 11) são permitidos, enquanto porcos, camarões e abutres são proibidos.

Hoje, um cristão que busca honrar Yhwh pode aplicar esse princípio evitando alimentos comuns em muitas culturas, como bacon ou frutos do mar sem escamas, escolhendo em vez disso refeições que alinhem o corpo e a alma com a vontade divina.

A permissão para consumir carne em Gênesis 9:3 é uma concessão divina à nova realidade pós-diluviana, mas vem com limites claros. Remes não é um convite para comer qualquer criatura, mas uma instrução para respeitar as categorias de Yhwh.

Nos capítulos seguintes, exploraremos em detalhes quais animais são considerados limpos e como aplicamos essas regras hoje, em um mundo onde a conveniência muitas vezes supera a obediência. Que possamos, como Noaḥ, ouvir a voz do Criador e escolher alimentos que glorifiquem Aquele que nos criou e nos sustenta.

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O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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