Os judeus observadores da tradição e da lei oral entendiam que quando alguém imundo tocasse determinado alimento, não se poderia comê-lo, exceto se ele fosse lavado. Os judeus que habitavam em meio aos gregos (colossenses) cumpriam rituais diários para se alimentar, orar e até trabalhar, para que não fossem contaminados com as imundícias naturais da humanidade. (Se você observar o texto no contexto, verá que é disto que Paulo fala ao tocar, beber e comer), e não de coisas proibidas de servir de alimento, pois destas, os fiéis não consideram alimento.
Neste contexto, o que Paulo diz aos colossenses visa combater este tipo de pensamento e censura judaica, uma vez que como já pontuamos anteriormente, os religiosos judeus queriam impedir os gentios não circuncidados de praticar a lei, segundo os mandamentos presentes na Torah.
Por isso, se observarmos o contexto, chegaremos à conclusão de que o que Paulo diz é que nenhum gentio poderia ser julgado (por judeu) por observar o shabat, estar fisicamente imundo pelas contaminações naturais do ser humano e festejar a lua nova.
Logo, os colossenses que aceitaram Yeshua como Messias, guardavam os shabats, festejavam a lua nova, mas não observavam a lei oral e a tradição judaica, não eram circuncidados na carne porque não eram descendentes carnais de Abraão e não poderiam deixar ser julgados por aqueles que em ao invés de observar a lei e incentivar a sua observação, criavam novas leis e impediam os separados de se encontrar com Yhwh.