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9. A Acusação de Stefanos

O Livro de Ma’asei HaShlichim, conhecido como Atos dos Apóstolos, apresenta nos capítulos 6 e 7 a história vibrante de Stefanos, frequentemente chamado de Estevão, mas cujo nome hebraico era Shaul.

Escolhido como diácono, Stefanos era um homem cheio do Espírito de Yhwh, realizando sinais, curas e superando em debates os mais diversos líderes religiosos de sua época.

Sua ousadia, porém, despertou a inveja de adversários, que o acusaram falsamente de blasfêmia, levando-o a uma condenação à morte.

No momento de seu julgamento, Stefanos pronunciou uma acusação poderosa contra seus acusadores, registrada em Atos 7:53:
“Vocês receberam a Torá (Lei), conforme transmitida por mensageiros celestiais, mas não a guardaram.”

Essa declaração é um divisor de águas. Se a Torá (Lei de Moisés) tivesse sido abolida após a morte e ressurreição de Yeshua HaMashiach, qual seria o sentido da acusação de Stefanos? Nenhum.

A força de sua crítica reside no fato de que a Torá permanecia válida e obrigatória, e os líderes religiosos, apesar de sua aparente devoção, falhavam em obedecê-la verdadeiramente, priorizando tradições humanas em detrimento dos mandamentos de Yhwh.

Yeshua mesmo afirmou a permanência da Torá em Matay (Mateus) 5:18:
“Porque, em verdade, vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um yod ou um traço da Torá passará, até que tudo se cumpra.”

Aqui, Yeshua enfatiza que a Torá é eterna e imutável. Cada yod, a menor letra do alfabeto hebraico, simboliza a precisão e a integralidade dos mandamentos de Yhwh. Contudo, a Torá também possui uma dimensão profética, servindo como uma “sombra” que aponta para realidades espirituais.

Shaul, conhecido como Paulo, ecoa essa ideia em Colossenses 2:17, ao descrever o shabat e outros mandamentos como “uma sombra das coisas que viriam, mas a realidade pertence ao Mashiach.”

Assim, os shabats, incluindo o shabat do sétimo dia, são tanto mandamentos a serem obedecidos quanto símbolos que conectam o passado, o presente e o futuro.

Eles relembram a criação divina, refletem a aliança de Yhwh com Seu povo e prenunciam as ações futuras do Mashiach.

Guardar o shabat é, portanto, um ato de fidelidade que honra o Criador e alinha o fiel com Seu plano redentor.

A acusação de Stefanos desafia todos nós a examinar nossa relação com a Torá. Longe de ser um fardo, ela é um presente que nos guia à obediência e nos aproxima de Yhwh.

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Sobre

Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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