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10. A acusação de Estevão

No livro dos Atos dos Enviados (Atos dos Apóstolos), nos capítulos 6 e 7, narra a ascensão de Sthepanos (Estevão), cujo nome real era Shaul, jovem que foi escolhido Diácono e cheio do poder separado de Deus, efetuava curas e participava de vários debates, superando os mais diversos religiosos de incontáveis denominações que por inveja, o denunciaram por blasfêmia e o levaram a condenação à morte.

Este Shaul, o qual conhecemos como Estevão, quando condenado emitiu uma importante acusação contra seus acusadores.

Disse ele:

“Vocês receberam a Torah (Lei) conforme transmitida por mensageiros celestiais (anjos), mas não a guardaram” Atos 7:53

Ora, se a lei não precisasse ser guardada após a morte e ressurreição de Yeshua, que sentido faria sua acusação contra os religiosos judeus que o condenaram?

Nenhum! Pois a Lei de Deus (Torah) jamais foi abolida Matay (Mateus) 5:18: “Pois até o céu e a Terra passarão, mas nem yod (letra hebraico com som de i ou y, traduzida por til em algumas versões), passará da Lei, pois toda ela se cumpre.”

Ora, aqui há uma ambiguidade, pois assim como podemos compreender claramente que toda a lei deve ser cumprida, praticada, guardada, podemos compreender também que a mesma também funciona como uma espécie de profecia, retratando símbolos que nos levam a compreender e antecipar as coisas que haveriam de ocorrer.

O rabino homônimo daquele que morreu acusado de blasfêmia, Shaul, o qual conhecemos por sua identidade romana, Paulo, enfatiza esta ideia ao final do versículo 17 do capítulo 2 de Colossenses, quando ele diz que a Lei e o shabat são “a sombra das coisas futuras, das ações do Ungido/Mashiach/Messias/Cristo, e parte do seu “corpo”.

Desta maneira, podemos compreender que os shabats, ao mesmo tempo que representam um mandamento que deve ser praticado também neste tempo, os textos a respeito destes, ao mesmo tempo que também relembram ações de Deus no passado, podem servir como um vislumbre das ações futuras do Criador.


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Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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