“Yhwh falou mais a Moshe:
“Mas o dia dez desse sétimo mês é o Dia da Expiação.
Vocês devem realizar um separado congresso; devem afligir a si mesmos e apresentar a Yhwh uma oferta feita por fogo.
28 Não devem fazer nenhum tipo de trabalho nesse dia específico, porque é um dia de expiação, para se fazer expiação por vocês perante Yhwh, seu Deus.
29 Todo aquele que não afligir a si mesmo nesse dia será eliminado do seu povo.
30 E destruirei dentre o seu povo qualquer pessoa que fizer algum tipo de trabalho nesse dia.
31 Não façam nenhum tipo de trabalho.
Esse é um decreto permanente para todas as suas gerações onde quer que vocês morarem.
32 É um shabat de completo descanso para vocês; e vocês afligirão a si mesmos no dia nove do mês, ao anoitecer.
Vocês devem guardar o seu shabat de um anoitecer ao outro anoitecer.”” Levítico 23:26-32
Se você reparar, no shabat de sétimo dia, o Criador ordena que não se faça nenhum trabalho.
No 1º e 7º dia da Festa de Pães Asmos (os shabats do Pessach), ele só proíbe o trabalho servil, apesar de ordenar a restrição alimentar de fermento durante este período.
Já no shabat de Yom Kipur (Dia da Expiação) todo e qualquer tipo de trabalho é proibido, assim como no shabat no sétimo dia e uma ordem nos é dada, “afligi vossas mentes”.
No shabat do sétimo dia, Yhwh ordena que todo tipo de trabalho, como por exemplo a preparação de nossos próprios alimentos, pensamentos seculares, conversas vãs sejam evitadas:
“ Se você guardar o shabat e se refrear de buscar os seus próprios interesses no meu dia sagrado, Se você chamar o shabat de dia de grande alegria, dia sagrado de Yhwh, um dia para ser glorificado. E se o glorificar em vez de buscar os seus próprios interesses e falar palavras vãs, 14 Então você terá grande alegria em Ywhwh, E eu vou fazê-lo cavalgar sobre os lugares altos da terra. Eu o sustentarei com a herança de Yaakov, seu antepassado, pois a boca de Yhwh falou isso.” Yeshayhu (Isaías) 58:13-14
Nos shabats anuais onde o trabalho não servil é permitido, assistir programas seculares não comerciais e não ao vivo, preparar o próprio alimento, praticar lazer não comercial e não competitivo é permitido.
Porém, no dia da Expiação todo e qualquer trabalho é proibido. Inclusive, há uma orientação para que se pratique um jejum de um pôr do sol até o outro, no 10º dia do sétimo mês.
O dia da expiação deve ser um dia dedicado apenas a meditação sobre todos os erros (pecados) que cometemos no último ano, refletirmos sobre isso e nos arrependermos. (Essa é a aflição que agrada a Deus).