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19. Shavuot e a Promessa do Reavivamento Final

Assim como o shabat do sétimo dia carrega a promessa de repouso e renovação, tanto na criação quanto no “sétimo milênio” profético (Capítulo 10), o Shavuot (Festa das Semanas) traz uma promessa poderosa para o povo de Yhwh (Deus).

No Monte Horebe (Sinai), durante o Shavuot, Yhwh declarou seus mandamentos a Yisrael (Israel), e no Shavuot dos dias de Yeshua HaMashiach (Jesus, o Messias), o Espírito de Yhwh foi derramado sobre os discípulos (Capítulo 17).

Mas as Escrituras apontam para um cumprimento ainda maior dessa festa: um reavivamento final antes do retorno do Mashiach, conforme profetizado por Yoel (Joel), a respeito das “chuvas de primavera e outono”, e a expectativa de um novo Shavuot que anunciará a vinda de Yeshua.

A Profecia de Yoel e as Chuvas de Bênção

Yoel 2:23-32 proclama:

“Alegrem-se, filhos de Tzion (Sião), e regozijem-se em Yhwh (Deus), seu Elohim, pois Ele lhes deu a chuva de outono para justiça. Ele faz descer para vocês as chuvas, a de outono e a de primavera, como antes. […] E depois disso, derramarei Meu Espírito sobre toda carne; seus filhos e filhas profetizarão, seus anciãos terão sonhos, seus jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei Meu Espírito naqueles dias.”

Essa profecia, citada por Kepha (Pedro) no Shavuot de Ma’asei HaShlichim (Atos) 2:16-21, conecta o derramamento do Espírito à festa de Shavuot.

Yoel fala de duas “chuvas” — tradicionalmente chamadas “temporã e serôdia” em português, mas mais precisamente “chuva de outono” (moreh, associada à justiça e ao plantio) e “chuva de primavera” (malqosh, que amadurece a colheita).

Em termos contemporâneos, essas chuvas simbolizam períodos de renovação espiritual enviados por Yhwh. A “chuva de outono” prepara o solo, como a Torá dada no Monte Horebe e o Espírito derramado no Shavuot do primeiro século. A “chuva de primavera” completa a colheita, apontando para um reavivamento final antes do retorno de Yeshua.

O Reavivamento do Tempo do Fim

Yoel profetiza um derramamento do Espírito de Yhwh sobre “toda carne” — homens, mulheres, jovens, anciãos, servos — indicando um reavivamento global e inclusivo. Esse movimento não será liderado pelo “espírito de Elias”, como algumas traduções errôneas sugerem, mas pelo Espírito de El-Yah (Deus Yhwh), que capacita Seu povo a proclamar a verdade com poder, como Eliyahu (Elias) fez.

Este reavivamento, ligado ao Shavuot, será um novo “Pentecostes” que anunciará o retorno do Mashiach (Ungido).

Nos últimos dias, antes do “grande e temível dia de Yhwh”, o povo de Yhwh será cheio do Espírito, profetizando, sonhando e tendo visões. Esse reavivamento restaurará a Torá em seus corações, como prometido em Yirmeyahu (Jeremias) 31:33:

“Porei Minha Torá no seu interior e a escreverei em seus corações.” Será um tempo de retorno à obediência mosaico-cristã, com ênfase nos shabats (Capítulo 13) e nas festas de Yhwh (Capítulos 14-17), preparando o caminho para Yeshua.

Shavuot: Um Sinal Profético

O Shavuot, celebrado 50 dias após o Pessach (Capítulo 15), é o cenário perfeito para essa promessa. No passado, marcou a aliança no Monte Horebe (Capítulo 17) e o nascimento da congregação de Yeshua com o Espírito (Ma’aseis HaShlichim/Atos 2).

No futuro, será o palco de um novo Shavuot, onde Yhwh reunirá Seu povo para anunciar o retorno a obediência e a Torá, como ocorreu após a saída de Mitzrayim (Egito).

Assim como o shabat do sétimo dia aponta para o repouso milenar, o Shavuot profetiza a colheita final, quando os fiéis serão reunidos como “trigo” para o Reino (Matay/Mateus 13:30).

Vivendo na Expectativa do Novo Shavuot

Hoje, os fiéis são chamados a honrar o Shavuot com estudo da Torá, oração e adoração, celebrando a Torá e o Espírito de Yhwh. Mas também somos desafiados a viver na expectativa do reavivamento prometido. Isso significa rejeitar doutrinas humanas, como vimos no Capítulo 18 sobre a triunicidade de Yhwh, e abraçar a vida kadosh (separada) ordenada pela Torá.

Preparar-se para o novo Shavuot é buscar o Espírito de El-Yah, proclamar a verdade de Yeshua e guardar os mandamentos com zelo.

Um Convite à Colheita Espiritual

Imagine um Shavuot onde o Espírito de Yhwh é derramado, despertando corações para a Torá e a volta do Mashiach. Esse dia está próximo, e Yhwh está chamando Seu povo para ser parte dessa colheita final. Guardar o Shavuot com fervor é alinhar-se ao plano de Yhwh, vivendo como testemunhas do Reino que se aproxima. Que possamos clamar pelo Espírito de El-Yah e nos preparar para o novo Shavuot, anunciando com ousadia o retorno de Yeshua HaMashiach!

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Markon Machado

Writer & Blogger

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Site com estudos e conteúdos direcionados àqueles que acreditam que as Escrituras Sagradas tem um único autor,   יהוה , o qual com seu ruach (Espírito/vento) influenciou e escolheu alguns homens para que a humanidade soubesse o que lhe agrada e o que lhe entristece. 

O nome mosaico-cristãos, tem origem na tradição dos gentios de chamar aquele que foi Ungido como Cordeiro de Deus, de Cristo e seus seguidores de cristãos e renomear Moshe, como Moisés, compreendendo desta forma que Moshe e Yeshua eram servos fiéis de um mesmo Deus e Senhor,     יהוה .

Desta forma, os mosaico-cristãos, creem na eleição de Israel como povo de Deus, entendem que Yeshua jamais criou uma Igreja, antes, ensinou que as pessoas deveriam se congregar para juntos buscarem retornar as origens e conhecer a vontade do Pai, podendo ser chamados de judeus, judeus-messianicos, cristãos, nazarenos, ou qualquer nome que represente este desejo e princípio.

Assim, os mosaico-cristãos são aqueles que creem que Deus estabeleceu incontáveis concertos com muitos na Terra e muitos destes concertos e alianças são eternas, e o mesmo Criador pode hoje, estabelecer novos concertos com aqueles que aceitam sua busca, o temem e se esforçam por guardar seus mandamentos, sejam estes chamados de Torah, decálogo, ou Lei.

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