Após o shabat de 1º dia de Pães Asmos, deveria se entregar a Deus as primícias (Ofertas das primeiras bênçãos do ano). Como Israel era um povo basicamente agropastoril, as ofertas de primícias deveriam ser entregues no dia após o shabat.
“9 Yhwh também disse a Moshe: 10 ‘Diga aos israelitas: “Quando por fim entrarem na terra que eu lhes dou, e fizerem a colheita, vocês terão de levar ao sacerdote um feixe das primícias da sua colheita.
11 E ele moverá o feixe para frente e para trás perante Yhwh, a fim de ganhar aprovação para vocês.
O sacerdote deve movê-lo no dia seguinte ao shabat.
12 No dia em que o feixe for movido, vocês terão de oferecer um carneirinho sadio no primeiro ano de vida, como oferta queimada a Yhwh. 13 A oferta de cereais acompanhante será dois décimos de uma efa de farinha fina misturada com azeite, como uma oferta feita por fogo a Yhwh, um aroma agradável. A oferta de bebida acompanhante será um quarto de um him de vinho.
14 Não comam pão algum, nem grão torrado, nem cereal novo até esse dia, até levarem a oferta do seu Deus.
É um decreto permanente para todas as suas gerações, onde quer que vocês morarem.” Levítico 23:9-14
No rito levítico instituído por Deus, a festa das primícias ocorria ao terceiro dia, o segundo dia de pães sem fermentados, logo eu vos pergunto: O que ocorreu no 2º dia de pães asmos, após o shabat de 1º dia de pães asmos?
A ressurreição de Yeshua, a primícias dos mortos e dos vivos.
“No primeiro dia após o shabat, quando amanhecia, Maria Magdalena (Mirian de Magdala) e a outra Maria (Mirian) foram ver a sepultura.
2 Um grande terremoto tinha ocorrido, pois o mensageiro de Yhwh havia descido do céu, chegado ao túmulo e rolado a pedra, e ele estava sentado sobre ela.
3 Sua aparência era como um relâmpago e sua roupa era branca como a neve.
4 Com medo dele, os vigias tremeram e ficaram como que mortos.
5 Mas o mensageiro disse às mulheres: “Não tenham medo, pois eu sei que vocês estão procurando Yeshua, que foi morto na estaca.
6 Ele não está aqui, pois foi levantado, assim como ele tinha dito. Venham, vejam o lugar onde ele estava deitado.
7 Depois vão depressa e digam aos discípulos dele:
‘Ele foi levantado dentre os mortos e agora está indo adiante de vocês para a Galileia.
Ali o verão.’ Isso é o que eu vim lhes dizer.” Matay (Mateus) 28:1-7
Ou seja, além de ser um mandamento para devolução das primeiras dádivas do ano, proporcionadas por Deus, o dia das Primícias era símbolo da ressurreição de Yeshua, que ressuscitou no dia imediato ao shabat, não necessariamente um primeiro dia da semana, mas ao shabat de 1º dia da festa dos pães asmos, ou seja, o dia das primícias.