“15 ‘Vocês devem contar sete shabats a partir do dia seguinte ao shabat, a partir do dia em que levarem o feixe da oferta movida. Devem contar semanas completas.
16 Vocês contarão 50 dias, até o dia depois do sétimo shabat, e então devem apresentar uma nova oferta de cereais a Yhwh.
17 Vocês devem trazer de casa dois pães como oferta movida, feitos com dois décimos de uma efa de farinha fina.
Eles devem ser assados com fermento; são os primeiros frutos maduros para Yhwh.
18 E junto com os pães vocês devem apresentar sete cordeiros sadios, cada um de um ano, um novilho e dois carneiros. Eles servirão de oferta queimada a Yhwh, junto com as correspondentes ofertas de cereais e ofertas de bebida, como oferta feita por fogo, de aroma agradável para Yhwh.
19 E vocês terão de oferecer um cabrito como oferta pelo pecado e dois cordeiros, cada um de um ano, como sacrifício de participação em comum.
20 O sacerdote moverá os dois cordeiros para frente e para trás, junto com os pães dos primeiros frutos maduros, como oferta movida perante Yhwh. Devem servir como algo sagrado para Yhwh, e eles pertencerão ao sacerdote.
21 Nesse dia vocês proclamarão um separado congresso para vocês. Não podem fazer nenhum trabalho árduo. Esse é um decreto permanente para todas as suas gerações, onde quer que vocês morarem.” Levítico 23:15-21
“19 No terceiro mês após a saída dos israelitas da terra do Egito, no mesmo dia, eles chegaram ao deserto do Sinai (Horeb)…” Êxodo 19:1
(O nome Sinai significa Sin, o maioral, Sin é um deus da região considerado o deus da lua, é por isso, que os hebreus chamam este monte, como monte Horeb, que significa monte seco.
Em hebraico, palavras terminadas em “im” (Yod + Men soft) – representam ser palavras no plural
Palavras terminadas em “ai” (Yod), representam posse)
…Então Moshe subiu ao encontro de Deus; Yhwh o chamou desde o monte e disse:
“Isto é o que você deve dizer à casa de Yaakov e comunicar aos israelitas:
4 ‘Vocês viram com os seus próprios olhos o que fiz a Mitzraim (Egito), e como carreguei vocês sobre asas de águias e os trouxe a mim.
5 Agora, se obedecerem fielmente à minha voz e guardarem o meu pacto, certamente se tornarão minha propriedade especial dentre todos os povos, pois a terra inteira pertence a mim.
6 Vocês se tornarão para mim um reino de sacerdotes e uma nação separada.
’ Essas são as palavras que você deve dizer aos israelitas.”
“7 Moshe foi então convocar os anciãos do povo, e lhes comunicou todas essas palavras que Yhwh lhe havia ordenado.
8 E todo o povo respondeu unanimemente:
“Estamos dispostos a fazer tudo o que Yhwh falou.”
Moshe levou imediatamente a Yhwh a resposta do povo.
9 E Yhwh disse a Moshe:
“Veja, eu virei a você numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar com você e também para que sempre tenham fé em você.”
Assim, Moshe relatou a Yhwh as palavras do povo.
10 Yhwh disse a Moisés:
“Vá ao povo, separem-se hoje e amanhã, e eles devem lavar as suas roupas.
11 E devem se aprontar para o terceiro dia, porque no terceiro dia Yhwh descerá sobre o monte Sinai(Horeb) diante dos olhos de todo o povo…
19 Quando o som da buzina se tornou mais forte, Moisés falou, e o verdadeiro Deus lhe respondeu.
20 E Yhwh desceu sobre o monte Horeb (Sinai), sobre o cume do monte.
Yhwh chamou então Moshe ao cume do monte, e Moshe subiu.
Yhwh disse a Moshe:
“Desça e avise o povo que não tente ultrapassar os limites a fim de olhar para Yhwh; caso contrário, muitos deles morrerão.
22 E que os sacerdotes (Kohin) que se aproximam regularmente de Yhwh se separem, para que Yhwh não os golpeie.”
23 Moisés disse então a Yhwh: “O povo não pode subir ao monte Horeb (Sinai), porque tu já nos avisaste, dizendo: ‘Estabeleça limites ao redor do monte e torne-o sagrado.’”
24 No entanto, Yhwh lhe disse:
“Vá, desça, e depois suba de novo junto com Aharom (Arão), mas não permita que os sacerdotes (Kohin) e o povo ultrapassem os limites para subir ao encontro de Yhwh, para que ele não os golpeie.”
25 Portanto, Moshe (Moisés) desceu até onde estava o povo e lhes disse isso.” Êxodo 19:2-25
O Shavuot, Festa da Semana, ou pentecoste, é a festa que celebra o dia em que Yhwh falou com 2 milhões israelitas no Monte Horeb (Sinai).
Por isso, Deus ordenou que anualmente, 50 dias após a Pessach (Páscoa) relembrássemos esta festa.